Questões de Fisioterapia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2018

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Para a garantia da efetividade de um programa de exercícios físicos na fase pós-operatória dessa paciente, deverá haver a presença do terapeuta em período integral, ou seja, em todos os momentos de realização dos exercícios.

O déficit de equilíbrio tem grande impacto na vida de um indivíduo, gerando instabilidade, muitas vezes incapacitante, restrição do movimento e predisposição a quedas. Em relação à avaliação do equilíbrio na prática clínica do fisioterapeuta, considere as afirmativas a seguir:

I O teste de Romberg avalia o equilíbrio dinâmico.

II A marcha estacionária avalia o equilíbrio dinâmico.

III A necessidade de suporte durante a realização do teste indica comprometimento do equilíbrio.

IV O resultado do teste de alcance funcional pode indicar risco de quedas.

V Ao fechar os olhos, naturalmente há uma diminuição da oscilação corporal.

Das afirmativas, estão corretas

Na enfermaria de um hospital geral local, encontra-se internado um paciente com traumatismo crânio-encefálico (TCE), devido a acidente moto ciclístico em que a vítima deixou de usar o capacete. Considere as afirmações a seguir referentes aos procedimentos de avaliação desse paciente neurológico.

I A avaliação cognitiva envolverá funções como orientação, memória, linguagem, cálculo e equilíbrio.

 II Os autocuidados (banhar-se, alimentar-se, etc) são atividades instrumentais da vida diária (AIVD) importantes a serem avaliadas.

 III A cinestesia é uma sensibilidade combinada que é avaliada por meio da sensação de posição articular em um determinado momento.

 IV A avaliação do nível de consciência é feita por meio da escala de coma de Glasgow, a qual atribui uma pontuação de 3 a 15, de acordo com a melhor resposta ocular, verbal e motora.

 V A presença do reflexo cutâneo-plantar de Babinski é uma resposta alterada, indicando lesão do sistema nervoso central.

Das afirmações, estão corretas

Os distúrbios ácido-básicos são alterações rotineiras em unidade de terapia intensiva (UTI). Eles resultam de um conjunto de condições fisiopatológicas, que podem ser adquiridas ou genéticas. Com base nessa informação, analise as afirmativas a seguir:

I Constitui linhas de defesa para os distúrbios ácido-básicos: o sistema tampão, considerado linha de defesa para variação pH, componente pulmonar, entrando em ação minutos após a alteração acidobásica e os rins, considerados o mais duradouro dos mecanismos regulatórios.

II Os distúrbios metabólicos são considerados distúrbios não respiratórios que levam a alterações do pH arterial por meio da alteração da [HCO3].

III A interpretação dos distúrbios ácido-básicos nos pacientes de enfermarias deve ser realizada somente com base nos valores de pH, PaCO2 e HCO3.

 IV O uso de técnicas como higiene brônquica, expansão pulmonar, intubação traqueal e instituição da ventilação mecânica para o tratamento da acidose respiratória constitui um preditor para maior tempo de internação em unidade de terapia intensiva.

Das afirmações, estão corretas

Paciente de 20 anos foi ferido por projétil de arma de fogo que atingiu a coluna vertebral, apresentando fratura na vértebra C7. O resultado da avaliação por meio da escala de classificação da American Spinal Injury Association (ASIA) demonstra que o paciente apresenta sensibilidade preservada até a face lateral de ambos os antebraços e mãos (C6) e o seguinte grau de força de músculos-chave dos membros superiores: flexores dos cotovelos – grau 5, extensores de punhos – grau 4, extensores de cotovelos – grau 0, flexores dos dedos – grau 0, abdutores dos dedos – grau 0. Nesse caso, o paciente enquadra-se na classificação ASIA A e apresenta

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis