Questões sobre O Sujeito Moderno

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre O Sujeito Moderno

Ao longo do século XX, duas correntes filosóficas, a analítica e a continental, protagonizaram um embate teórico que ainda ecoa nos desenvolvimentos da filosofia contemporânea; no entanto, a partir da década de 1960, outras tendências se formaram. Assinale a alternativa que contempla apenas essas principais tendências do pensamento contemporâneo.

#Questão 1127615 - Filosofia, O Sujeito Moderno, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 01: Filosofia

No prefácio ao seu livro Investigações Filosóficas, Ludwig Wittgenstein analisa a evolução do seu pensamento em relação à sua obra anterior, o Tractatus LogicoPhilosophicus, e pondera que “teve de reconhecer graves erros” nesse trabalho anterior. Analise as afirmativas abaixo, marcando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Tanto nas Investigações Filósoficas quanto no Tractatus LogicoPhilosophicus, Wittgenstein acredita que os filósofos se equivocam por tentarem enunciar mais do que proposições das ciências naturais.
( ) A noção de “jogos de linguagem”, desenvolvida nas Investigações Filosóficas, rejeita a ideia do Tractatus Logico-Philosophicus de que proposições ou pensamentos são retratos da realidade.
( ) Nas Investigações Filósoficas, o conceito de “semelhança de família” reitera um ceticismo quanto às aspirações para a metafísica que já estava presente no Tractatus Logico-Philosophicus.
( ) A ideia de que o significado de uma palavra é determinado pelo seu uso é uma inovação das Investigações Filosóficas.
( ) Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein preserva a convicção, primeiro expressa no Tractatus Logico-Philosophicus, de que as respostas para as questões filosóficas devem ser encontradas através do estudo ou análise da linguagem.

A sequência correta, de cima para baixo, é

#Questão 1127617 - Filosofia, O Sujeito Moderno, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 01: Filosofia

Arthur Schopenhauer desenvolve uma filosofia centrada no conceito de vontade e de representação.
Segundo o filósofo, a vida humana, por conta da vontade, é 

#Questão 1127621 - Filosofia, O Sujeito Moderno, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 01: Filosofia

Leia o texto abaixo:

“Em razão de as essências reais das coisas serem desconhecidas para nós, não podemos possuir verdadeira ciência sobre itens do mundo natural, mas tão-só uma crença provável. Podemos ter conhecimento genuíno de nossa própria existência e da existência de Deus, e com a condição de nos mantermos nos limites da sensação real podemos ter conhecimento da existência de outras coisas”

KENNY, A. Uma Nova História da Filosofia Ocidental. São Paulo: Edições Loyola, 2009. v.3, p. 73.


Qual filósofo é o autor da posição epistemológica caracterizada no texto acima?

#Questão 1127622 - Filosofia, O Sujeito Moderno, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 01: Filosofia

Em sua obra A Filosofia na Idade Média, Gilson afirma que “Desde as origens patrísticas até o fim do século XIV, a história do pensamento cristão é a de um esforço incessantemente reencetado para manifestar a concordância entre a razão natural e a fé, onde ela existe, e para realizá-la, onde não existe”


GILSON, E. A Filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 939.


Sobre as diferentes perspectivas acerca da relação entre fé e razão na filosofia medieval, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis