Listagem de Questões sobre Geral
no estado de natureza estão presentes os mesmos parâmetros que presidem a vida socializada.
sob quaisquer circunstâncias, a luta de todos contra todos corresponde à atitude mais racional possível.
a natureza humana é essencialmente pacífica, sendo corrompida somente após a instalação do pacto social.
a vida socializada perpetua o estado de inimizade vigente sob as condições do estado de natureza.
o pacto social instala as condições que permitem a superação do estado de natureza entre os homens.
Hobbes estabelece uma ruptura em relação a teorias baseadas em uma natureza humana politicamente benevolente.
as concepções hobbesianas reproduzem os mesmos pressupostos da teoria contratualista de Rousseau.
para Hobbes, a manutenção da autoridade do Estado depende necessariamente da legitimidade religiosa.
Hobbes antecipa os elementos básicos da crítica da economia política elaborada por Marx e Engels.
os homens são animais selvagens permanentemente condenados à luta de todos contra todos.
a concepção de estado de natureza para Locke é análoga àquela concebida por Hobbes.
para Locke, em estado de natureza os homens vivem em condições de perfeita liberdade e igualdade.
segundo Rousseau, o pacto social permite a superação do estado de selvageria vigente em natureza.
os três pensadores pressupõem a existência de uma natureza humana destinada à tensão e conflito permanentes.
os três pensadores elaboram suas teorias estabelecendo continuidade com o jusnaturalismo de Maquiavel.
são condizentes com a teoria socialista de Marx e Engels.
permitem a legitimação dos governos absolutistas modernos.
definem os parâmetros básicos das democracias liberais.
apresentam traços posteriormente resgatados pelo anarquismo.
harmonizam-se com a ruptura estabelecida em estados de exceção.
realiza uma análise crítica dos elementos subjacentes à tradição moral hegemônica no Ocidente.
recupera os elementos básicos da oposição entre mundo sensível e mundo inteligível da filosofia platônica.
trata-se de uma releitura e atualização da ética elaborada pelos escolásticos, em especial por Santo Agostinho.
influenciada pelo romantismo, procurou estabelecer uma nova fundamentação para o imperativo categórico.
resgata o caráter negativo da dialética hegeliana para fundar os princípios de uma nova moral.
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