Questões sobre A Política

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre A Política

#Questão 1132603 - Filosofia, A Política, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Filosofia

A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções. Trata-se, pois, de saber que convenções são essas.
ROUSSEAU, J.-J. Do contrato social. São Paulo: Abril, 1973. (Adaptado.)

Rousseau é um dos autores fundamentais do pensamento político moderno. Segundo o filósofo, a ordem social se origina

#Questão 1134192 - Filosofia, A Política, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Filosofia

Peter Singer aponta que: “John Rawls defendeu, na sua influente obra Uma Teoria da Justiça, que a igualdade pode ser fundamentada nas características naturais dos seres humanos, desde que escolhamos aquilo que ele chama uma propriedade de base geral. Suponhamos que desenhamos um círculo numa folha de papel. Todos os pontos contidos nesse círculo têm a propriedade de estar contidos nesse círculo e têm essa propriedade por igual – é essa a “base geral”. Alguns pontos podem estar mais perto do centro e outros mais próximos da periferia, mas todos eles são igualmente pontos no interior do círculo”.

(Singer, 2018. Adaptado)

Para Peter Singer, a propriedade geral comum aos seres humanos apontada por John Rawls é

#Questão 1134193 - Filosofia, A Política, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Filosofia

Até Montesquieu, a noção de lei compreendia três dimensões essencialmente ligadas à ideia de lei de Deus. As leis exprimiam uma certa ordem natural, resultante da vontade de Deus. Elas exprimiam também um dever-ser, na medida em que a ordem das coisas estava direcionada para uma finalidade divina. Finalmente, as leis tinham uma conotação de expressão da autoridade. As leis eram simultaneamente legítimas (porque expressão da autoridade), imutáveis (porque dentro da ordem das coisas) e ideais (porque visavam uma finalidade perfeita).

(Albuquerque, J. A. G. In: Weffort, 2006)

Como aponta José-Augusto Guilhon-Albuquerque, Montesquieu abandona a concepção de lei associada a uma ideia de Deus para definir as leis como

#Questão 1134194 - Filosofia, A Política, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Filosofia

John Locke tornou-se célebre principalmente como autor do Segundo tratado, que, no plano teórico, constitui um importante marco da história do pensamento político e, a nível histórico concreto, exerceu enorme influência sobre as revoluções liberais da época moderna. O Segundo tratado é um ensaio sobre a origem, extensão e objetivo do governo civil. Nele, Locke sustenta a tese de que nem a tradição nem a força seriam fontes legítimas do poder político.

(Leonel I. Almeida Mello. In: Weffort, 2006)

Para Leonel I. Almeida Mello, a única fonte legítima de poder político segundo John Locke é

#Questão 1134195 - Filosofia, A Política, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Filosofia

Mais de quatro séculos nos separam da época em que viveu Maquiavel. Muitos leram e comentaram sua obra, mas um número consideravelmente maior de pessoas evoca seu nome ou pelo menos os termos que aí têm sua origem. Maquiavélico e maquiavelismo são adjetivo e substantivo que estão tanto no discurso erudito, no debate político, quanto na fala do dia-a-dia. Seu uso extrapola o mundo da política e habita sem nenhuma cerimônia o universo das relações privadas.

(Sadek, 2006. In: Weffort, 2006)

Segundo Maria Tereza Sadek, as acepções comuns do maquiavelismo estão associadas a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis