Questões de Filosofia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Filosofia do ano 2007

#Questão 475203 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

Ao pensar o ensino de filosofia a partir dessa perspectiva, Favaretto destaca que

#Questão 475205 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

É correto afirmar que, de acordo com a autora,

#Questão 475207 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

Todos os filósofos têm em si o defeito comum de partirem do homem do presente e acreditarem chegar ao alvo por uma análise dele. Sem querer, paira diante deles 'o homem', como uma aeterna veritas, como algo que permanece igual em todo torvelino, como uma medida segura das coisas. Tudo o que o filósofo enuncia sobre o homem, entretanto, nada mais é, no fundo, do que um testemunho sobre o homem de um espaço de tempo muito limitado. Falta de sentido histórico é o defeito hereditário de todos os filósofos.

É correto afirmar que a citação acima apresenta uma visão bastante característica

#Questão 475209 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

O mito da caverna (Platão, A República) descreve um grupo de pessoas que viveu durante toda a vida confinado em uma caverna, preso por grilhões, vendo a vida apenas por sombras refletidas por um facho de luz. Um dos integrantes do grupo constrói uma ferramenta capaz de romper suas amarras para ver o mundo tal como era. Seu encantamento com a descoberta é grande, percebendo que passou seus dias vendo o mundo por meio de sombras e não como era de fato. Decide, então, que só voltaria a habitar a caverna se lhe obrigassem.

A dialética INCORRETA apresentada nesta alegoria é:

#Questão 475456 - Filosofia, Geral, UNAMA, 2007, SECULT/PA, Técnico em Gestão Cultural

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a Teoria do Valor, Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx possuem os seguintes postulados:

I. A Teoria de valor de Adam Smith conclui que o valor do produto era a soma de três componentes: o salário, os lucros e os aluguéis.

II. Ricardo fazia distinção entre a noção de valor e a noção de riqueza. O Valor era considerado como a quantidade de trabalho necessária à produção do bem, contudo, não dependia da abundância, mas sim do maior ou menor grau de dificuldade na sua produção. Já a riqueza era entendida como os bens que as pessoas possuem, bens que eram necessários, úteis e agradáveis.

III. Marx alterou alguns fundamentos da Economia Clássica, estabelecendo uma distinção entre valor de uso e valor de troca: Valor de uso: Representa a utilidade que o bem proporciona à pessoa que o possui; Valor de troca: Este exige um valor de uso, mas não depende dele.

Estão corretos os itens:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis