Questões de Filosofia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Filosofia

Analise a seguinte afirmação do filósofo Merleau-Ponty: “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo. O mundo já está constituído, mas também não está nunca completamente constituído”. Considerando o pensamento do filósofo e sua relação com demais pensadores sobre o tema da liberdade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. Quando o pensador fala que “nascemos do mundo”, quer dizer que, desde cedo, existe um campo aberto de possibilidades à nossa disposição, que pode nos permitir sermos livres ou não. II. Podemos compreender que o filósofo está buscando explicar o significado e o conceito de liberdade com base em dois aspectos: o da construção e o da liberdade situada. Em ambos os aspectos, o mundo abre caminhos, mas também impõem limites para a vivência da liberdade. III. Pode-se compreender a nossa existência com base em dois fundamentos: que nunca há determinismo e que nunca há escolhas absolutas, “pois nunca somos consciência nua”, algo pronto, acabado, somos seres abertos a uma infinidade de possibilidades. IV. O pensador está concordando com o pensamento de Rousseau, que afirma: “o homem no seu estado natural não é livre”, porque já nasce pronto. Segundo o filósofo, o homem é “o lobo do próprio homem”. Para ambos os pensadores, é a sociedade que torna o homem livre bondoso e virtuoso. Em outras palavras, é a sociedade que constrói a essência humana.

Ao refletir sobre o homem e sua relação com o meio, Aristóteles afirmou que toda ação tem uma finalidade. Qual seria a finalidade das ações do homem para o filósofo?

Este filósofo acreditava que a arte é uma forma de expressão criativa que reflete a capacidade humana de pensar e agir de forma livre. Ele argumentou que a arte é uma forma de autoexpressão, pois os artistas usam suas habilidades para criar obras que refletem suas próprias ideias e sentimentos. Na sua reflexão sobre ética, afirmou que a razão pode definir o que é certo ou errado, e que isso determina a existência de uma ética universal, ou seja, para o filósofo a “razão pode definir leis morais universais”. Portanto, ele acreditava que uma ação é correta quando é possível que ela seja universalizada. A qual filósofo o contexto apresentado se refere?

Vivendo em um período em que as teorias do ensino de Filosofia possuíam uma tendência pragmática, esse filósofo desenvolveu sua atenção para o ensino de Filosofia, esboçando três textos sobre o assunto: o primeiro é um parecer manifestando o significado da Filosofia para os jovens do ginásio. O segundo é uma breve carta dirigida ao conselheiro Niethammer, com poucas linhas, mas em tom bastante marcante, posicionando com respeito o conflito entre forma e conteúdo. Por fim, o terceiro é uma carta dirigida ao real conselheiro do governo prussiano e ao professor Friedrich V. Raumer, explorando o ensino da Filosofia nas universidades. Segundo o filósofo, a universidade é o local mais adequado para o ensino da Filosofia, porque nesse lugar se pode esperar e exigir dos alunos determinadas posturas que somente a maturidade proporciona. A qual filósofo o contexto apresentado se refere?

O problema da busca pela verdade é um debate filosófico histórico, a tal ponto que Aristóteles e Platão proferiram críticas aos sofistas. Na visão desses filósofos, os sofistas eram: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis