Questões de Farmácia da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da UFSC

Indique se as afirmativas abaixo sobre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A Rename é apresentada em cinco anexos, com descrição do grupo de financiamento da assistência farmacêutica ao qual pertencem, quando for o caso.
( ) No sistema de classificação anatômica terapêutica química (ATC), os medicamentos são divididos em diferentes grupos de acordo com o órgão ou sistema sobre o qual atuam e suas propriedades terapêuticas, farmacológicas e químicas.
( ) O elenco da Rename 2022 está em consonância com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), as diretrizes nacionais/brasileiras, além de manuais publicados pelo Ministério da Saúde, a fim de harmonizar a oferta de cuidado no SUS e evitar duplicidade e conflitos de conduta, promovendo o uso racional de medicamentos.
( ) O Formulário Terapêutico Nacional articula-se com as diretrizes clínicas vigentes no SUS e busca harmonizar-se a elas. Assim, seu desenvolvimento observou as orientações e condutas preconizadas no SUS, à luz dos atos normativos vigentes.

#Questão 918711 - Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico Bioquímico

A pandemia de covid-19 foi responsável por mudanças nos hábitos e no estilo de vida da população. Um importante aspecto que tem crescido é a realização do autoteste aprovado pela Anvisa. A respeito das instruções de uso para autoteste e produtos de diagnóstico de uso in vitro, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Devem acompanhar o produto instruções de uso e descrição das precauções, dos cuidados especiais e esclarecimentos sobre os riscos decorrentes do manuseio do produto e seu descarte.
II. Devem acompanhar o produto instruções de biossegurança, procedimentos para eliminar os materiais infectantes, derivados de sangue humano, animal ou de organismos geneticamente modificados (OGM), e alerta ao consumidor sobre a potencialidade de transmissão de doenças infecciosas.
III. Devem acompanhar o produto orientações quanto às providências a serem adotadas pelo usuário em decorrência dos resultados obtidos, assim como implicações diagnósticas e possíveis complicações.

#Questão 918713 - Farmácia, Legislação em Farmácia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico Bioquímico

A prática do farmacêutico bioquímico deve ser pautada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) visando à integralidade. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O olhar integral à saúde envolve a capacidade de uma visão ampliada no atendimento laboratorial que permita a percepção/detecção de uma situação de violência em qualquer ciclo da vida.
II. A integralidade do cuidado pode ser compreendida como a capacidade de acolher o paciente em ambiente laboratorial em busca de vínculo e produção do cuidado.
III. A assistência integral à saúde visa garantir que a recuperação da saúde por meio do diagnóstico e da reabilitação seja prioritária, mesmo no ambiente laboratorial.

#Questão 918714 - Farmácia, Análises Clínicas, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico Bioquímico

Leucemia é um grupo heterogêneo de neoplasias hematológicas malignas clonais, caracterizadas por excessiva proliferação, sobrevivência e diferenciação anormal de células hematopoiéticas na medula óssea e/ou nos tecidos linfoides em decorrência de uma mutação de uma única célula-tronco. Apesar de rara, a leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo aproximadamente a 30% dos casos de câncer da criança. As leucemias são classificadas de acordo com o tempo de evolução como agudas e crônicas e de acordo com a linhagem em mieloides e linfoides. Em relação às leucemias, assinale a alternativa correta.

#Questão 918715 - Farmácia, Bioestatística em Farmácia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico Bioquímico

A doença renal crônica (DRC) é uma lesão renal que acontece de forma lenta e silenciosa e muitas vezes acaba resultando na perda de função dos rins. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, as principais causas de DRC dos pacientes dialíticos são hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e glomerulonefrites. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, causa(s) e consequência(s) das disfunções metabólicas nos pacientes renais crônicos. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis