Questões de Farmácia da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da UFSC

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), impõe-se a necessidade de investimentos em recursos humanos, tecnológicos e farmacológicos, os quais representam insumos indispensáveis para a redução de morbimortalidade dos pacientes. Identifique quais dos itens abaixo correspondem a motivos para a ocorrência de eventos adversos, incluindo reações adversas e erros de medicação, em pacientes em estado crítico e assinale a alternativa correta.
I. Complexidade da enfermidade e alterações fisiológicas da idade. II. Alterações agudas em funções orgânicas. III. Insuficiência hepática, renal ou choque e outras doenças. IV. Baixo número de medicamentos administrados. V. Complexidade dos regimes terapêuticos e tempo de internação prolongado.

#Questão 918700 - Farmácia, Farmacologia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico

Uma pesquisa descritiva e quantitativa, de base populacional, conduzida por farmacêuticos e publicada no site do Conselho Federal de Farmácia, dá conta de que pelo menos 1.255.435 casos de intoxicação foram registrados no Brasil entre 2012 e 2021. Destes, 596.086 casos foram provocados por medicamentos e o principal motivo relatado foi tentativa de autoextermínio, presente em 391.635 notificações, o que corresponde a 65,70% dos casos de intoxicações medicamentosas. De acordo com registros do Ministério da Saúde referentes aos períodos de 2018, 2019 e 2020, os casos de morte por intoxicação intencional envolvem pessoas com idade entre 15 e 80 anos. Os dados parciais de 2020 apontam mudança na faixa etária: pessoas entre 20 e 29 anos correspondem ao grupo com maior número de mortes. No Brasil, temos números elevados de indivíduos que consomem remédios por conta própria, e isso traz prejuízos à saúde pública. Esses dados reforçam a necessidade de uma educação em saúde voltada para o uso racional de medicamentos e ressalta a importância da atuação dos profissionais de saúde nesse processo. Com relação ao contexto atual do tema de intoxicação medicamentosa e medicamentos usados no autoextermínio, assinale a alternativa correta.

#Questão 918722 - Farmácia, Análises Clínicas, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico Bioquímico

Assinale a alternativa correta sobre conhecimentos bioquímicos.  

#Questão 918701 - Farmácia, Farmacologia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico

A má absorção de folatos pode ser causada por doenças intestinais crônicas com diarreia, como a doença celíaca, o espru tropical e a enterite regional. Os medicamentos interferem no ácido fólico por diferentes mecanismos de drogas, e numerosas drogas inibem a di-hidrofolato-redutase e causam inibição da conversão do ácido fólico a folínico, enquanto em outras o catabolismo do folato é acelerado. O uso de medicamentos denominados antifolatos tem como consequência a anemia megaloblástica. Sobre as classes de medicamentos e medicamento(s), identifique quais das correlações abaixo interferem na absorção, no transporte ou no metabolismo de folatos e assinale a alternativa correta.
I. Anti-inflamatórios: ácido acetilsalicílico, ibuprofeno. II. Antimetabólitos: metrotrexato, hidroxiureia. III. Anticonvulsantes: fenitoína, primidona. IV. Antirretrovirais: zidovudina. V. Antibióticos: trimetropim, pentamidina.

#Questão 918702 - Farmácia, Farmacologia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico

Os corticoides são usados para reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo ou diminuir a atividade do sistema imunológico, pois são esteroides sintéticos, semelhantes ao cortisol produzido naturalmente pelas glândulas suprarrenais, com ação anti-inflamatória potente e imunossupressora. Sobre o assunto, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O uso de corticoides é recomendado em pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, osteoporose, epilepsia, úlcera gastroduodenal, diabetes, glaucoma, obesidade ou psicose. O uso de corticoides na gravidez não é recomendado, uma vez que pode pôr em risco o bebê ou a mãe.
( ) Existem vários tipos de corticoides (tópicos, orais, injetáveis, inalatórios, spray nasal, colírio oftalmológico), que são utilizados de acordo com o problema a tratar e são normalmente indicados para problemas de saúde como artrite reumatoide, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome do intestino irritável, dermatite, urticária ou até mesmo para o tratamento de reações alérgicas graves ou reações anafiláticas.
( ) Os corticoides orais, como a prednisona ou a prednisolona, podem ser encontrados na forma de comprimidos, xaropes ou soluções orais, indicadas para o tratamento de várias doenças endócrinas, ósseas, musculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas ou câncer.
( ) Os corticoides injetáveis, como a dexametasona ou a hidrocortisona, são indicados para tratar casos de alterações osteomusculares, condições alérgicas e dermatológicas, doenças do colágeno, tratamento paliativo de tumores malignos, reações alérgicas ou anafiláticas a medicamentos, alimentos ou picadas de inseto.
( ) Os corticoides tópicos são cremes, pomadas, géis ou loções dermatológicas, como hidrocortisona, betametasona, mometasona, fludroxicortida ou dexametasona, normalmente indicados pelo médico para o tratamento de reações alérgicas ou doenças na pele, como dermatite seborreica, dermatite atópica, urticária ou eczema. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis