Questões de Farmácia da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da FEPESE

#Questão 1010861 - Farmácia, Análises Clínicas, FEPESE, 2022, CINCATARINA, Analista Técnico IV -Farmacêutico

A coloração de Ziehl-Neelsen e o método de Gram estão entre os métodos de coloração mais utilizados.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

Assinale a alternativa correta conforme a normatização vigente do SUS, sobre a infraestrutura, ambiência e funcionamento da Atenção Básica.

#Questão 1010866 - Farmácia, Farmacologia, FEPESE, 2022, CINCATARINA, Analista Técnico IV -Farmacêutico

O controle da tuberculose (TB) envolve uma série de ações relacionadas a práticas clínicas, à organização de serviços e à vigilância. Publicações do Ministério da Saúde abordam estas ações.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica laboratorial que permite amplificar fragmentos específicos do DNA, possibilitando sua identificação em amostras biológicas. Um dos primeiros estudos que utilizou a técnica de PCR para identificar o bacilo de Hansen foi publicado no início da década de 1990.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o teste de biologia molecular para detecção de Mycobacterium leprae em biópsia de pele ou nervo.

( ) A detecção do material genético do M. leprae em casos de difícil diagnóstico, como nos pacientes com baciloscopia negativa e histopatologia inconclusiva, vem se afirmando como um método promissor para a elucidação diagnóstica e para a detecção precoce da hanseníase. ( ) O método possibilita replicar exponencialmente concentrações extremamente baixas de uma sequência genética específica, aumentando consequentemente a possiblidade de detecção da sequência alvo, tanto de forma direta por eletroforese em gel de agarose, como indiretamente por hibridização de sequências complementares de DNA marcadas por sonda. ( ) A escolha do alvo genético certo favorece uma importante melhoria na especificidade, por meio da identificação de sequências genéticas repetitivas, como a Specific Repetitive Element (RLEP). No entanto, a sensibilidade é menor e por isso a alta especificidade deve ser interpretada com cautela, uma vez que sequências homólogas podem estar presentes em outras espécies de Mycobacterium. ( ) É digno de nota que o diagnóstico baseado em PCR pode não ser possível mesmo em casos de hanseníase confirmados por avaliação clínica ou laboratorial, devido à variabilidade das formas clínicas e à baixa carga do M. leprae em casos paucibacilares. ( ) Por meio da Portaria SCTIE/MS no 78, de 31 de dezembro de 2021, o Ministério da Saúde incorporou ao SUS o teste de biologia molecular de reação em cadeia polimerase em tempo real (qPCR) para a detecção qualitativa de marcadores genéticos específicos do M. leprae para auxiliar o diagnóstico de hanseníase.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

#Questão 1010864 - Farmácia, Farmacologia, FEPESE, 2022, CINCATARINA, Analista Técnico IV -Farmacêutico

O Ministério da Saúde publicou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hanseníase, doença crônica e infectocontagiosa que atinge primeiro os nervos periféricos e a pele. O diagnóstico é feito com exame físico, teste de sensibilidade (térmico, doloroso e tátil) e exames laboratoriais específicos.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. O exame histopatológico é empregado nos casos em que o diagnóstico persiste indefinido, mesmo após a avaliação clínica e baciloscópica. É utilizado especialmente no diagnóstico diferencial da hanseníase com outras doenças dermatológicas e nos casos de acometimento neural sem lesões cutâneas, quando os fragmentos são obtidos do tecido nervoso. 2. Na biópsia de lesões cutâneas, amostras da pele são coletadas, preferencialmente das bordas das lesões mais ativas e mais recentes. O fragmento deve incluir toda a espessura da derme e pelo menos de uma porção da hipoderme. 3. As biópsias de nervos periféricos são mais raramente realizadas, restringindo-se especialmente aos casos com forma neural pura. A coloração de Kulchitsky Pal não deve ser usada para estudar a bainha de mielina. Os achados histopatológicos nos nervos também refletem a resposta imune do indivíduo frente à infecção, observando-se a formação de granulomas epitelioides com poucos ou nenhum bacilo no polo tuberculoide. 4. A sensibilidade diagnóstica do exame histopatológico para hanseníase varia entre 70% e 72%; entretanto, a especificidade é mais baixa, variando de 49% a 70% de acordo com a forma clínica. 5. O uso do teste rápido da hanseníase, no âmbito do SUS, está aprovado para uso exclusivo na investigação de contatos de casos confirmados de hanseníase.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis