Questões sobre Farmacovigilância

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacovigilância

A farmacovigilância consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.

Sobre os objetivos de Farmacovigilância, analise os itens:

I. Melhorar o cuidado com o paciente e a segurança em relação ao uso de medicamentos e a todas as intervenções médicas e paramédicas.

II. Melhorar a saúde pública e a segurança em relação ao uso de medicamentos.

III. Contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, efetividade e riscos dos medicamentos, incentivando sua utilização de forma segura, racional e mais efetiva (inclui-se o uso custoefetivo).

IV. Promover a compreensão, educação e capacitação clínica em farmacovigilância e sua comunicação efetiva ao público.

Estão CORRETAS:

Integram o elenco dos medicamentos essenciais aqueles produtos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população. De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, esses produtos:

Com base na Portaria 2616/98, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares – CCIH deverá elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando, no mínimo, ações relativas a/à:

Suspeitas de inefetividade terapêutica (SIT) ocorrem quando medicamentos não apresentam os efeitos que se esperam deles (Anvisa, 2008). Sobre as notificações de suspeita de inefetividade dos fármacos, analise os itens, abaixo:


I - A inefetividade pode ocorrer por redução ou por ausência do efeito esperado. Isso pode ocorrer por problemas com a qualidade do medicamento, interações medicamentosas, uso inadequado, resistência ou tolerância do paciente ao medicamento.


II - As notificações de suspeitas de inefetividade terapêutica são as mais complexas de ser investigadas, pois diversos são os fatores que podem influenciar a efetividade de um medicamento.


III - Na prática, há casos em que não se consegue comprovar a inefetividade do medicamento, já que, na maior parte das vezes, os laudos de controle de qualidade demonstram que o teor de princípio ativo está abaixo dos parâmetros estabelecidos, oficialmente.


Está incorreto o que se afirma em:

Julgue os próximos itens, a respeito de planejamento e controle de estoque de medicamento, controle de infecção hospitalar, biossegurança e atividades de implantação da farmacovigilância. Em atividades de farmacovigilância, no registro de informações a respeito de reações adversas, não devem ser incluídos os eventos que envolvam crianças, idosos, gestantes ou lactantes, já que essas populações não foram estudadas ou só foram estudadas em um grau limitado na fase de pré-registro dos medicamentos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis