Questões sobre Farmacovigilância

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacovigilância

#Questão 918629 - Farmácia, Farmacovigilância, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Farmácia e Gera

Pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conceitua-se hemovigilância como um sistema de avaliação e alerta, organizado com o objetivo de recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis e/ou inesperados da utilização de hemocomponentes a fim de prevenir seu aparecimento ou recorrência. Ao suspeitar de um incidente transfusional, o médico ou enfermeira deverá adotar conduta pré-estabelecida em manual operacional padrão, constante nos serviços, e preencher a ficha de notificação e investigação de incidente transfusional (FIT). O responsável pela hemovigilância da instituição deverá, a partir desse momento, em conjunto com a equipe, conduzir a investigação do caso. A respeito dessa investigação, é incorreto o que se afirma na alternativa:

#Questão 918630 - Farmácia, Farmacovigilância, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Farmácia e Gera

O 12º Boletim de Farmacovigilância discute os requisitos mínimos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para um sistema nacional de farmacovigilância funcional. Em parceria com organizações internacionais de financiamento em saúde, a OMS elaborou uma estratégia a fim de auxiliar a estruturação de sistemas de farmacovigilância em países com recursos limitados. Neste contexto, a OMS estabeleceu cinco requisitos mínimos que devem estar presentes em um sistema funcional, com capacidade para garantir a segurança do uso de medicamentos. São eles:

I- Existência de um centro nacional de farmacovigilância com funcionários designados para trabalhar na área, financiamento básico estável, mandatos claros, estruturas e papéis bem definidos; II- Existência de um sistema nacional de notificação voluntária com formulário nacional de relato de caso individual de segurança de medicamento; III- Base de dados ou sistema nacional para agrupamento e gerenciamento das notificações de reações adversas a medicamentos; IV- Comitê consultivo de reações adversas a medicamentos ou de farmacovigilância capaz de fornecer assistência técnica; V- Estratégia clara de comunicação para divulgação de assuntos rotineiros e de crises.

Assinale a alternativa que contém os requisitos corretos:

#Questão 918638 - Farmácia, Farmacovigilância, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Farmácia e Gera

A resolução RDC nº 22, de 29 de abril de 2014 – Anvisa, determina que os estabelecimentos (farmácias e drogarias) devem realizar a escrituração de toda e qualquer movimentação e o controle do estoque de medicamentos e insumos farmacêuticos sujeitos a esta resolução por meio de sistema informatizado compatível com as especificações e padrão de transmissão estabelecidos pela Anvisa, de modo a garantir a interoperabilidade entre os sistemas. Sobre as afirmações a respeito deste sistema de distribuição, escolha a alternativa que não está correta: 

#Questão 918707 - Farmácia, Farmacovigilância, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Farmacêutico

Indique se as afirmativas abaixo em relação à gestão de estoque de medicamentos são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A análise dos estoques é feita por meio de uma observação ininterrupta das variações sofridas por eles num período de tempo, bem como das suas causas e efeitos.
( ) A partir do estudo da demanda, é possível, com certo grau de confiabilidade, detectar a tendência futura e prever o desempenho provável.
( ) Um sistema eficiente de gestão de estoque permite identificar, em tempo oportuno, o histórico da movimentação dos estoques (entradas e saídas), os níveis de estoque (mínimo, máximo, ponto de ressuprimento), dados do consumo, demanda atendida e não atendida de cada produto utilizado, entre outras informações que possam ser úteis no processo de compra.
( ) Devem-se realizar inventários físicos anuais ou bianuais para conferir os medicamentos com os dados do controle de estoques.

Julgue o item subsequente.


De acordo com a Portaria MS/SNVS nº272, de 8 de abril de 1998, a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional deve ser constituída obrigatoriamente de, pelo menos, um profissional farmacêutico e nutricionista, habilitados e com treinamento específico para esta prática. É restrita ao farmacêutico a avaliação da prescrição da nutrição parenteral, excluindo a manipulação, controle de qualidade, conservação e transporte da nutrição parenteral que cabe apenas ao profissional nutricionista.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis