Questões sobre Farmacovigilância

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacovigilância

O evento adverso pós-vacinação é qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação, sendo considerado evento adverso grave, as alternativas apresentadas abaixo, exceto:

A Lei nº 9.782/1999 define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dá outras providências.

Quanto aos bens e produtos que estão submetidos ao controle e à fiscalização sanitária, avalie os itens a seguir.

I. Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
II. Conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico.
III. Imunobiológicos e suas substâncias ativas, sangue e hemoderivados.

Está correto o que se afirmar em

No contexto da vigilância do receptor de transfusão, assinale a conduta correta diante de uma reação transfusional com suspeita de reação hemolítica imunológica tardia, conforme as diretrizes da Anvisa (Manual para o Sistema Nacional de Hemovigilância no Brasil, 2022).

Os medicamentos potencialmente inadequados para pacientes idosos representam um desafio importante para a segurança medicamentosa nessa faixa etária. Nessa direção, analise as afirmativas a seguir.
I. Medicamentos lipossolúveis têm sua meia-vida prolongada em idosos devido ao aumento do tecido adiposo e à redução da água corporal.
II. O uso de ácido acetilsalicílico em idosos com mais de 80 anos é considerado seguro e sem risco de efeitos adversos, independentemente das condições de saúde do paciente.
III. Benzodiazepínicos e medicamentos com atividade anticolinérgica acentuada, como amitriptilina, estão associados a maior risco de efeitos adversos em idosos.
Está correto o que se afirma em:

A detecção precoce e o manejo adequado das interações medicamentosas são cruciais para garantir a segurança e eficácia do tratamento medicamentoso. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) As interações medicamentosas não aumentam os custos assistenciais para os pacientes e para os sistemas de saúde.
(__) A interação medicamentosa pode resultar em efeitos positivos, como o aumento da eficácia do tratamento, ou negativos, como a diminuição da eficácia ou toxicidade.
(__) Interações medicamentosas benignas nunca causam danos ao paciente e sempre melhoram os resultados terapêuticos.
(__) Muitas interações medicamentosas são subnotificadas na prática clínica, sendo frequentemente atribuídas a respostas idiossincráticas ou à doença em questão.
A sequência está correta em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis