Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

#Questão 1120361 - Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, SELECON, 2025, HEMOMINAS, Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Farmacêutico

Durante a implementação do PNSP (Programa Nacional de Segurança do Paciente) em uma unidade do Hemominas, foi identificado que a cultura de segurança ainda é incipiente, com a equipe relutante em reportar eventos adversos por medo de represálias. O farmacêutico foi designado como membro do Núcleo de Segurança do Paciente e deve propor uma estratégia para aumentar a adesão à notificação. A abordagem para promover a cultura de segurança e a participação da equipe deve ser:

Durante uma consulta farmacêutica, um paciente relata que está tomando vários medicamentos, incluindo um anti-hipertensivo, um diurético e um antiácido. Ele menciona também que tem sentido tontura e cansaço. Qual das seguintes ações é a mais adequada para o farmacêutico, com base na prática de atenção farmacêutica?

A importância do papel do farmacêutico na Atenção Básica


A Assistência Farmacêutica envolve um conjunto de atividades/ações que são: a seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia de qualidade dos produtos e serviços, bem como a sua avaliação e acompanhamento de sua utilização, com o objetivo de obter resultados fidedignos e a melhoria na qualidade de vida da população.


Para organização e planejamento da assistência farmacêutica, é necessário que se disponha de recursos humanos qualificados na área da farmácia, aptos para lidar com diversos aspectos dos medicamentos. [...]


No Brasil, a Assistência Farmacêutica é considerada como um conjunto de procedimentos necessários à promoção, prevenção e recuperação da saúde, individual e coletiva, centrado no medicamento, englobando as atividades de pesquisa, produção, distribuição, armazenamento, prescrição e dispensação, esta última entendida como o ato essencialmente de orientação quanto ao uso adequado dos medicamentos e sendo privativa do profissional farmacêutico.


A Assistência Farmacêutica compõe um dos sistemas de apoio à atenção à saúde, com o sistema de apoio diagnóstico e terapêutico e os sistemas de informação em saúde, com o objetivo na garantia do acesso e do uso racional de medicamentos. Uma ferramenta importante que compõe a Assistência Farmacêutica é a gestão técnica da assistência farmacêutica. Ela se caracteriza como um conjunto de atividades farmacêuticas interdependentes e focadas na qualidade, no acesso e no uso racional de medicamentos, ou seja, na produção, seleção, programação, aquisição, distribuição, armazenamento e dispensação dos medicamentos.


Dessa forma, a Assistência Farmacêutica constitui um componente da política de medicamentos, essencial no sistema de saúde, sendo prioritária e imperativa a sua definição, organização e estruturação nos diversos níveis de atenção à saúde, com ênfase no setor público, no marco da “transformação do novo modelo assistencial de vigilância à saúde”.


O farmacêutico tem função importante na Assistência Farmacêutica, na medida em que é o único profissional da equipe de saúde que tem sua formação técnico-científica fundamentada na articulação de conhecimentos das áreas biológicas e exatas. Em relação à atividade do farmacêutico neste teatro de operações, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que esse é o profissional com melhor capacitação para conduzir as ações destinadas à melhoria do acesso e promoção do uso racional dos medicamentos, sendo ele indispensável para organizar os serviços de apoio necessários para o desenvolvimento pleno da assistência farmacêutica.


(dos Santos V. B., da Rosa P. S., Leite F.M.C. A importância do papel do farmacêutico na Atenção Básica. RBPS [Internet]. Em: outubro de 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/17715. Adaptado.)

De acordo com o texto, pode-se afirmar que a importância do farmacêutico no cenário apresentado deve-se ao(à):

A Assistência Farmacêutica no Brasil tem suas raízes em 1971, com a criação da Central de Medicamentos (Ceme), que buscava fornecer medicamentos para a população de baixa renda. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a saúde como um direito social e competência exclusiva da União, sem envolvimento dos estados e municípios.
(__) A Política Nacional de Medicamentos (PNM) foi instituída em 1998, por meio da Portaria GM/MS nº 3.916, e tem como uma de suas finalidades principais garantir a segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos.
(__) Uma das prioridades da PNM é a revisão permanente da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), visando atender às necessidades da população.
(__) A reorientação da Assistência Farmacêutica e a promoção do uso racional de medicamentos são diretrizes destacadas da Política Nacional de Medicamentos.
A sequência está correta em:

A Assistência Farmacêutica no Brasil se consolidou como uma política pública. Assim, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (2004) limita-se a ações voltadas para a distribuição de medicamentos, sem incluir aspectos como pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos.
II. A Política Nacional de Medicamentos (1998) não inclui ações relacionadas à promoção de saúde ou ao acesso a medicamentos essenciais, focando exclusivamente na regulamentação da qualidade e segurança dos medicamentos.
III. A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (2004) enfatiza o uso racional de medicamentos e visa melhorar a qualidade de vida da população por meio da promoção, proteção e recuperação da saúde, considerando os medicamentos como insumos essenciais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis