Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

Analise as assertivas abaixo sobre a assistência farmacêutica e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A dispensação de medicamentos é o processo mais importante da assistência farmacêutica e deve ser dinâmico, participativo, bem articulado e envolver a maior representatividade de especialidades médicas e profissionais da saúde.
( ) Desenvolver sistema de informação e comunicação, estudos e pesquisa em serviço são também atividades desenvolvidas pela assistência farmacêutica.
( ) A Política Nacional de Assistência Farmacêutica tem como um dos seus eixos estratégicos o uso da Relação Nacional de Medicamentos como instrumento racionalizador das ações da assistência farmacêutica.
( ) O planejamento da assistência farmacêutica, além de ter o objetivo de evitar o improviso e o imediatismo da rotina, possibilita o controle, o aperfeiçoamento contínuo e a avaliação permanente das ações e resultados alcançados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Sobre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e os processos que envolvem a atualização dos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.

Um dos elemento da análise farmacoeconômica é a conseqüência ou o resultado do tratamento, mensurado por intermédio de resultados clínicos, econômicos ou humanísticos. As análises farmacoeconômicas podem ser divididas em 4 tipos, assinale a alternativa Correta:

A chamada farmacoeconomia é a aplicação da economia ao estudo dos medicamentos com a otimização da utilização de recursos financeiros sem prejuízo à qualidade do tratamento. De acordo com este conceito assinale a alternativa Correta: 

Analise as assertivas abaixo sobre Assistência Farmacêutica e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Construir uma Política de Vigilância Sanitária que garanta o acesso da população a serviços e produtos seguros, eficazes e com qualidade é uma das ações que integra os eixos estratégicos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
( ) Por ser uma atribuição específica da área de Farmacotecnologia, o estabelecimento de mecanismos para a regulação e monitoração do mercado de insumos, produtos para a saúde e medicamentos não é uma atividade que possa ser integrada ao eixo estratégico da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
( ) O financiamento da Assistência Farmacêutica é responsabilidade dos três gestores do Sistema Único de Saúde – SUS (União, Estados e Município). Os recursos financeiros do Ministério da Saúde são transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais, estaduais e do Distrito Federal, com base nos valores e critérios estabelecidos.
( ) O planejamento é a atividade mais importante do Ciclo da Assistência Farmacêutica, pois é a partir dela que são originadas as demais atividades. É um processo dinâmico, participativo, que deve ser bem articulado e envolver uma maior representatividade de especialidades médicas e profissionais da saúde.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis