Questões de Farmácia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2022

A seguir, são descritas algumas situações reais em que há necessidade de se administrar medicamentos para cada uma das condições de saúde apresentada, a saber: I - Paciente traqueostomizado, com impossibilidade de deglutição, necessitando fazer administração de analgésico parenteral. II - Paciente consciente, orientado e sem quadro de disfagia, necessitando fazer uso de medicação anti-inflamatória por via não invasiva, enteral e de baixo custo. III - Paciente apresenta ferida em membro inferior esquerdo, necessitando fazer uso de pomada antimicrobiana na área lesionada.
Considerando as condições impostas em cada uma das situações descritas em I, II e III, as vias de administração mais recomendas para cada um dos pacientes são, respectivamente:

A seguir, são relatadas reações adversas em usuários de medicamentos, classificadas de acordo com a proposta de Rawlins e Thompson (1998). Analise-as. I - Pangastrite e sangramento intestinal provocados pelo uso crônico de anti-inflamatórios não esteroidais, como por exemplo nimesulida, podem ser classificados como reação adversa do tipo A. II - Tromboembolismo relacionado ao efeito cumulativo de um fármaco anticoncepcional pode ser classificado como reação adversa tipo C. III - Reação anafilática provocada por uso de fármacos beta-lactâmicos, não relacionada à dose, e que ocorre de forma inesperada pode ser classificada como reação adversa do tipo B.
As reações adversas e suas respectivas classificações estão descritas corretamente em:

Considerando as características dos princípios ativos mencionados no texto, pode-se afirmar que suas diferenças farmacocinéticas vão resultar em 

Analise as seguintes afirmativas sobre infrações ao Código de Ética cometidas por um profissional farmacêutico:
I - Obrigar o paciente a se decidir pelo uso de medicamentos por ele manipulados, visando a interesses econômicos, independentemente da situação de saúde e bem-estar do paciente. II - Compartilhar informações pessoais de pacientes sem consentimento, por parte dos farmacêuticos, com familiares, amigos e outros profissionais de saúde. III - Orientar o paciente sobre o uso correto dos medicamentos por ele prescritos e informar sobre possíveis riscos à saúde. IV - Exigir que seja fornecido ao paciente medicamento ou fármaco para uso diferente daquele ao qual o produto farmacêutico foi destinado desde à sua produção.
Está CORRETO afirmar que são constatadas infrações ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica em:

Diante do exposto, pode-se afirmar que: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis