Questões sobre Amostragem

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Listagem de Questões sobre Amostragem

#Questão 452336 - Estatística, Amostragem, CESPE / CEBRASPE, 2014, ANATEL, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Julgue os itens que se seguem, relativos a conceitos de amostragem. Para se calcular o tamanho de uma amostra a ser retirada de uma população qualquer, é necessário conhecer o valor da variância populacional da variável de interesse.

#Questão 452207 - Estatística, Amostragem, CESPE / CEBRASPE, 2014, MEC, Analista de Política Regulatória

Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:

< a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;

< para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;

< para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens.

Cada aluno participante desse levantamento representa uma unidade amostral.

#Questão 452209 - Estatística, Amostragem, CESPE / CEBRASPE, 2014, MEC, Analista de Política Regulatória

Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:

< a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;

< para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;

< para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens.

No plano amostral em questão, pressupõe-se que cada turma forme uma subpopulação homogênea de alunos.

#Questão 452211 - Estatística, Amostragem, CESPE / CEBRASPE, 2014, MEC, Analista de Política Regulatória

Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:

< a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;

< para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;

< para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens.

O plano amostral utilizado no referido estudo foi o de amostragem aleatória por conglomerados em dois estágios, em que as unidades primárias são as escolas e as secundárias, as turmas.

#Questão 452316 - Estatística, Amostragem, CESPE / CEBRASPE, 2014, ANATEL, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Uma lista com 10.875 denúncias foi enviada a um analista da ANATEL para posterior conferência e sabendo que nem todas as denúncias são procedentes, o analista recorreu à técnica de amostragem com o objetivo de estimar a quantidade de denúncias realmente pertinentes, tendo adotado os seguintes procedimentos:

< para cada denúncia, foi gerado um número com distribuição uniforme entre 0 e 1;

< a lista de denúncias foi classificada em ordem crescente segundo o número aleatório previamente gerado;

< todas as denúncias com número aleatório gerado inferior a 0,01 foram investigadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O delineamento feito pelo analista fornece a mesma probabilidade de seleção para todos os elementos.

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