Questões de Estatística do ano 2009

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Listagem de Questões de Estatística do ano 2009

Considere as seguintes afirmações relativas às técnicas de Análise Multivariada:

I. Na análise de componentes principais a obtenção das componentes principais envolve a decomposição da matriz de covariâncias do vetor aleatório de interesse.

II. Na análise discriminante não é necessário que os grupos nos quais cada elemento amostral pode ser classificado sejam conhecidos à priori.

III. O escalonamento dimensional gera uma medida de ajuste denominada Stress que quanto mais próxima de 1 estiver melhor será o ajuste.

IV. Na análise de agrupamentos, para que se possa proceder ao agrupamento de elementos, é necessário se decidir à priori a medida de similaridade ou dissimilaridade que será usada.

Dentre essas afirmações citadas são verdadeiras SOMENTE

Considere as seguintes afirmações:

I. A análise fatorial tem como objetivo descrever a variabilidade do vetor aleatório X de dimensão n x 1, em termos de m variáveis aleatórias (m < n) chamadas de fatores comuns e que estão relacionadas com o vetor X por meio de um modelo linear.

II. As técnicas de conglomerados hierárquicas são utilizadas em análise exploratória de dados com o intuito de identificar possíveis agrupamentos e o valor possível do número de grupos.

III. O escalonamento multidimensional é uma técnica multivariada para se examinar relações geométricas entre variáveis contínuas ou categóricas nominais.

IV. A análise de componentes principais consiste em se formar novas variáveis, que são combinações lineares das variáveis originais, e que devem ser correlacionadas entre si.

Está correto o que se afirma APENAS em

Na fase de planejamento de um levantamento de dados a Estatística e Probabilidade orientam quanto:

I. A extensão do levantamento: censo ou por amostragem.

II. Ao questionário de coleta de dados.

III. A análise de dados que se espera realizar.

 

Considerando as assertivas acima, pode-se afirmar que:

As observações realizadas nas unidades da população de estudo são caracterizadas como variáveis. Estas são tipificadas em:

I. Categóricas ou qualitativas – por exemplo: religião e grau de escolaridade.

II. Numéricas ou quantitativas – por exemplo: idade e faixa salarial.

 

Considerando as assertivas acima, pode-se afirmar que:

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