Questões sobre Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais

Julgue o próximo item, relativo a processos laboratoriais na ciência e tecnologia de alimentos. 


A ausência de um protocolo bem elaborado e documentado        isto é, sem definição clara de variáveis controladas nem escolha adequada de métodos analíticos ou realização de ensaios preliminares para otimizar as condições experimentais        pode prejudicar a repetibilidade de um experimento, devido a diferenças na condução das etapas experimentais, como tempo de análise, temperatura e manipulação das amostras. 

As instalações laboratoriais devem ser adequadamente projetadas para oferecer condições seguras de trabalho. Embora as exigências de cada setor sejam diversas, existem certos aspectos que, em geral, são válidos para todos os tipos de laboratórios. NÃO se referem a pré-requisito ou requisito para um laboratório seguro:

#Questão 1095872 - Engenharia Química e Química Industrial, Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A detecção e quantificação de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) é uma atividade de rotina em laboratórios que operam para o monitoramento ambiental e da qualidade de amostras de água. Muitos desses compostos são tóxicos e sua presença em ecossistemas tende a ser regulamentada por órgãos ambientais. Essa classe de compostos é formada por substâncias químicas que possuem alta pressão de vapor à temperatura ambiente e podem ser encontradas em diversas matrizes ambientais, incluindo amostras de água contaminadas por solventes industriais, combustíveis e outros poluentes orgânicos. Para identificar e quantificar com alta sensibilidade os VOCs presentes em amostras de água, qual das seguintes técnicas analíticas é a mais adequada, considerando a justificativa apresentada?

#Questão 1095874 - Engenharia Química e Química Industrial, Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

Difratometria de raios X (DRX) é uma técnica amplamente utilizada para a caracterização estrutural de materiais sólidos. Dependendo do tipo de amostra e do objetivo da análise, podem ser empregados métodos distintos: i. difratometria de pó; ii. difratometria de monocristal. Considerando as especificidades de cada um dos métodos citados, assinale a alternativa correta.

#Questão 1095882 - Engenharia Química e Química Industrial, Técnicas de Laboratório e de Caracterização de Materiais, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Caracterização de Materiais)

A determinação da área superficial específica de um material sólido é fundamental para caracterizar sua reatividade, adsorção e desempenho em diversas aplicações, como catálise, adsorção de poluentes, formulação de materiais porosos etc.
O método BET (Brunauer, Emmett e Teller) é uma das técnicas mais utilizadas para medir essa característica, baseando-se em ciclos de isoterma de adsorção-dessorção de gases inertes na superfície do material e aplicando um modelo matemático para estimar a área disponível para adsorção.
Com base nesse princípio, qual fenômeno fundamenta a determinação da área superficial pelo método BET?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis