Listagem de Questões sobre Geral
Em relação à resistência estrutural primária de um navio, analise as afirmativas a seguir.
I - A curva de carga representa o carregamento que solicitará a viga-navio e é obtida subtraindo-se a curva de flutuação da curva de pesos do navio.
II - A ação das ondas sobre o navio modifi ca a distribuição da flutuação ao longo do seu comprimento, podendo resultar em maior solicitação estrutural à viga-navio.
III - O diagrama de forças cortantes atuantes na viga- -navio é obtido a partir da curva de carga e esse diagrama possui valor máximo próximo à seção de meia nau.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em relação ao fenômeno de vibração na estrutura de um navio, analise as afirmativas a seguir.
I - O efeito de slamming ao qual está sujeito um navio provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da sua estrutura.
II - Os esforços transmitidos pelo propulsor ao eixo provocam a vibração deste e, através das reações em seus mancais, induzem a vibração da estrutura do navio.
III - Os motores de combustão interna empregados na propulsão de um navio são fontes de excitação que podem vir a causar problemas de vibração indesejáveis à estrutura do navio.
IV - A ressonância entre o empuxo do propulsor e os modos de vibração axial da linha de eixo podem provocar vibrações indesejáveis à estrutura do navio na região do mancal de escora.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A partir das dimensões moldadas de um navio, para diversos calados e inclinações, são obtidas suas curvas hidrostáticas, que NÃO são suficientes, entretanto, para prever
a altura da quilha ao centro de flutuação KB.
a altura da quilha ao centro de gravidade KG.
o deslocamento em peso e volume.
as áreas do plano de flutuação.
as toneladas por centímetro de imersão.
A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma
de bloco.
de linha d’água.
de seção mestra.
prismático vertical.
prismático.
Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é
5,00 m
4,70 m
4,90 m
5,10 m
4,60 m
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