Listagem de Questões sobre Geral
Na subdivisão do casco de um navio, o maior comprimento admissível para um compartimento é obtido a partir do comprimento alagável multiplicado por um fator de compartimentagem. Por definição, o comprimento alagável num dado ponto é a maior parte do comprimento do navio, tendo seu centro no referido ponto, que pode ser alagado, considerando-se a permeabilidade dessa parte, sem que o navio submerja além do(a)
calado de projeto
convés das anteparas
convés de borda livre
linha de base
linha marginal
A seção mestra de uma balsa possui área igual a 0,5 m2. O momento de inércia calculado em relação à linha de base da embarcação mede 6 m4, sendo a posição vertical do eixo neutro igual a 2 m acima da linha de base. Sabendo-se que o pontal da balsa mede 5 m, qual o valor aproximado do módulo de resistência, em m3, no convés?
1,3
1,7
2,0
2,4
3,0
Em relação ao estudo da resistência estrutural do navio, analise as afirmativas a seguir.
I - A tensão primária possui distribuição linear ao longo do pontal do navio e atinge valores nulos nos chapeamentos do fundo e do convés principal, sendo o seu valor máximo no eixo neutro da viga-navio.
II - A tensão terciária é decorrente da flexão da unidade de chapeamento, apoiada ou engastada entre os reforçadores adjacentes que lhe servem de apoio, estando o chapeamento submetido a uma pressão lateral.
III - As tensões secundárias, em perfi s pesados, podem ser calculadas utilizando-se a teoria simples de viga, considerando que esses perfis carregam consigo uma região do chapeamento que pode conter outros perfis de menor rigidez.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em relação à resistência estrutural primária de um navio, analise as afirmativas a seguir.
I - A curva de carga representa o carregamento que solicitará a viga-navio e é obtida subtraindo-se a curva de flutuação da curva de pesos do navio.
II - A ação das ondas sobre o navio modifi ca a distribuição da flutuação ao longo do seu comprimento, podendo resultar em maior solicitação estrutural à viga-navio.
III - O diagrama de forças cortantes atuantes na viga- -navio é obtido a partir da curva de carga e esse diagrama possui valor máximo próximo à seção de meia nau.
Em relação ao fenômeno de vibração na estrutura de um navio, analise as afirmativas a seguir.
I - O efeito de slamming ao qual está sujeito um navio provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da sua estrutura.
II - Os esforços transmitidos pelo propulsor ao eixo provocam a vibração deste e, através das reações em seus mancais, induzem a vibração da estrutura do navio.
III - Os motores de combustão interna empregados na propulsão de um navio são fontes de excitação que podem vir a causar problemas de vibração indesejáveis à estrutura do navio.
IV - A ressonância entre o empuxo do propulsor e os modos de vibração axial da linha de eixo podem provocar vibrações indesejáveis à estrutura do navio na região do mancal de escora.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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