Listagem de Questões sobre Geral
O peso leve de um navio pode ser obtido experimentalmente através da realização de um teste de inclinação. Esse teste fornecerá um valor de peso ao qual, para se obter o peso leve da embarcação, é acrescido o peso
da tripulação e das provisões não embarcadas.
do material necessário à realização do teste.
do lastro líquido operacional não retirado.
do óleo combustível presente nos tanques de serviço.
dos equipamentos de convés não embarcados.
Qual o valor, em toneladas, da massa aproximada de uma barcaça de 85 m de comprimento, 9 m de pontal e 11 m de boca, que flutua com calado a vante de 6 m e calado a ré de 7 m em águas com 1.025kg/m3?
5.750
6.230
6.710
7.670
8.630
Na subdivisão do casco de um navio, o maior comprimento admissível para um compartimento é obtido a partir do comprimento alagável multiplicado por um fator de compartimentagem. Por definição, o comprimento alagável num dado ponto é a maior parte do comprimento do navio, tendo seu centro no referido ponto, que pode ser alagado, considerando-se a permeabilidade dessa parte, sem que o navio submerja além do(a)
calado de projeto
convés das anteparas
convés de borda livre
linha de base
linha marginal
A seção mestra de uma balsa possui área igual a 0,5 m2. O momento de inércia calculado em relação à linha de base da embarcação mede 6 m4, sendo a posição vertical do eixo neutro igual a 2 m acima da linha de base. Sabendo-se que o pontal da balsa mede 5 m, qual o valor aproximado do módulo de resistência, em m3, no convés?
1,3
1,7
2,0
2,4
3,0
Em relação ao estudo da resistência estrutural do navio, analise as afirmativas a seguir.
I - A tensão primária possui distribuição linear ao longo do pontal do navio e atinge valores nulos nos chapeamentos do fundo e do convés principal, sendo o seu valor máximo no eixo neutro da viga-navio.
II - A tensão terciária é decorrente da flexão da unidade de chapeamento, apoiada ou engastada entre os reforçadores adjacentes que lhe servem de apoio, estando o chapeamento submetido a uma pressão lateral.
III - As tensões secundárias, em perfi s pesados, podem ser calculadas utilizando-se a teoria simples de viga, considerando que esses perfis carregam consigo uma região do chapeamento que pode conter outros perfis de menor rigidez.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}