Questões de Engenharia Naval do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Naval do ano 2022

Para atender a demanda por motores para novos navios, tem sido adotada a solução tradicional que recomenda a instalação de motor a diesel, de dois tempos, de baixa rotação, movendo um hélice (single skeg). Acerca de instalações propulsoras de navios, julgue o item a seguir.



Em grandes embarcações, os motores auxiliares que movimentam o lastro, acionam a bomba de resfriamento do motor principal, acionam compressores, entre outras aplicações, são, geralmente, motores de quatro tempos movidos a diesel.  

Para atender a demanda por motores para novos navios, tem sido adotada a solução tradicional que recomenda a instalação de motor a diesel, de dois tempos, de baixa rotação, movendo um hélice (single skeg). Acerca de instalações propulsoras de navios, julgue o item a seguir.



O motor a diesel é a máquina principal de menor consumo específico de combustível e utiliza combustível de menor preço (óleo pesado), sendo esta a opção que resulta no menor gasto anual com combustível.

No que concerne a tensões primárias, secundárias e terciárias, julgue o item seguinte.



A tensão terciária que se instala na chapa pode ser determinada usando-se a equação Sigma = k.p [lado menor/t]2 , em que Sigma é a tensão a ser calculada, k = f(a/b), em que a e b são os lados da chapa, p é a pressão hidrostática aplicada sobre a placa e t é a espessura da chapa.  

No cálculo das cargas que agem sobre as IP4 (Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte), são consideradas as cargas permanentes (massa própria e dos poucos equipamentos instalados sobre o convés), a carga hidrostática sobre a estrutura, a corrente fluvial (que, no rio Amazonas, é uma variável importante), a ação dos ventos sobre o flutuante e sobre as embarcações aportadas, a ação de ondas ocorridas em tempo de banzeiro, o impacto de embarcações na operação de atracação, o trânsito de pessoas, as cargas e os veículos sobre o convés e os esforços aplicados pelos cabos que mantêm o flutuante em posição. Quanto a esse assunto e ao cálculo de cargas em estruturas flutuantes, julgue o próximo item.


A força aplicada pela corrente sobre as obras vivas da embarcação e do flutuante podem ser determinadas pela equação FL = (1+ c/d) × 52,5 × (Vsen?)2 × AL e pela equação FT = [1+ (1+c/d)3 ] × 52,5 × (Vcos?)2 × AT, em que FL é a componente longitudinal da força aplicada pela corrente de velocidade V, AL é a área submersa longitudinal que recebe a ação da corrente, FT é a componente transversal da corrente de velocidade V, AT é a área submersa que recebe a ação transversal da corrente, c é o calado e d é a profundidade local. 

No que se refere a propriedades mecânicas de materiais estruturais, julgue o item seguinte.



Na construção naval, o processo mais empregado para a união das chapas que formam o casco da embarcação é a soldagem por indução de alta frequência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis