Questões de Engenharia Naval

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No projeto de uma instalação propulsora de navio, são conhecidos o coeficiente de redução da força propulsora (t) e o coeficiente de esteira (w). Nesse contexto, a eficiência do casco (ηH) é expressa por

Geradores de vapor podem queimar combustíveis baseados em hidrocarbonetos em suas fornalhas. O calor disponível para a geração de vapor por mol de combustível é expresso como uma fração menor que a unidade da diferença de entalpia de formação entre os produtos e reagentes, pois existem perdas significativas. As perdas do calor disponibilizado na combustão e a razão para a utilização de excesso de ar durante a queima deste tipo de combustível, são, respectivamente:

Em compressores centrífugos de ar, o ar é admitido axialmente e impelido radialmente nas pás rotativas do impelidor, fluindo pelo difusor antes de ser descarregado de forma periferica. Durante o trajeto do ar pelo compressor, sua pressão e velocidade variam de maneira significativa. Qual é a descrição correta das variações de pressão e velocidade do ar pelo compressor centrífugo?

O mastro de um navio, fabricado em aço comum, apresenta vibração com excessiva amplitude, causando danos à sua estrutura e aos equipamentos suportados. Ao se desenvolver um estudo para serem identificadas as causas do problema, constatou-se que o navio possuía em sua operação forças de excitação atuando fortemente entre as frequências de 2 e 20 Hz. Foram calculados os 3 primeiros modos de vibração do mastro, obtendo-se como resultado as frequências naturais de 15, 25 e 45 Hz, respectivamente. As medidas abaixo foram tomadas para se reduzir a amplitude de vibração, através do aumento do valor das frequências naturais de vibração do mastro, evitando-se a faixa das frequências de excitação.

I – Uso de aço especial no mastro com tensão de escoamento 50% superior à do aço comum.

II – Aumento da rigidez da estrutura através de reforços e alteração de sua geometria.

III – Redução do peso dos equipamentos e da estrutura do mastro.

Dentre as medidas tomadas, é(são) efetiva(s) a(s)

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