Questões sobre Mecânica dos Sólidos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Mecânica dos Sólidos

#Questão 1012533 - Engenharia Mecânica, Mecânica dos Sólidos, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Mecânica

Um veículo trafega por uma via plana com velocidade constante de 72 km/h. Em certo momento, o motorista acionou os freios desse veículo com o travamento de rotação imediato de todas as rodas.

Dados:
 coeficiente de atrito cinético: 0,7;
 coeficiente de atrito estático: 0,9;
 aceleração da gravidade: 10 m/s²;
 desconsiderar a resistência ao rolamento;
 desconsiderar o arraste aerodinâmico.

Qual a extensão da marca de frenagem na pista de qualquer um dos pneus? 

#Questão 1012527 - Engenharia Mecânica, Mecânica dos Sólidos, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Mecânica

Referente às avarias e desgaste da ferramenta de corte do processo de usinagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O desgaste frontal ou de flanco ocorre na superfície de saída da ferramenta, sendo causado pelo atrito entre ferramenta e cavaco. Esse tipo de defeito pode não ocorrer em alguns processos de usinagem, principalmente quando se utilizam ferramentas de metal recobertas, ferramentas cerâmicas e quando o material da peça é frágil.
( ) Lascamento é um tipo de avaria, onde partículas maiores são retiradas de uma só vez. Essa avaria prejudica o acabamento superficial da peça e, se continuar crescendo, provoca a quebra da ferramenta. A sua ocorrência se dá principalmente em ferramentas fabricadas com material frágil e/ou quando a aresta de corte é pouco reforçada.
( ) O desgaste de cratera ocorre na superfície de folga da ferramenta, sendo causado pelo contato entre ferramenta e peça. Esse defeito é o mais comum, pois todo processo de usinagem causa desgaste de cratera. É incentivado pelo aumento da velocidade de corte.
( ) As trincas nas ferramentas de usinagem podem ser de origem mecânica ou térmica. As possíveis causas da ocorrência das trincas são oxidação e difusão que ocorrem na aresta de corte da ferramenta, podendo ser minimizada utilizando fluido de corte com agentes oxidantes e utilizando ferramenta que possua cobertura de óxido de alumínio.
( ) A deformação plástica da aresta de corte pode ocorrer devido às altas temperaturas combinadas com altas pressões na região de corte. Essas deformações provocam deficiências do controle de cavacos e deterioração do acabamento superficial da peça, além disso, o crescimento dessa deformação pode gerar a quebra da aresta de corte da ferramenta de usinagem.

Assinale a sequência correta.

#Questão 1012538 - Engenharia Mecânica, Mecânica dos Sólidos, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Engenharia Mecânica

Uma viga bi-apoiada é apresentada na figura abaixo. É visto que a viga é submetida a uma força descendente de 2400,0 kN e um momento fletor sentido horário de 3000,0 kN.m, nos pontos indicados pelas cotas, em metros, da figura.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta o diagrama de momento fletor desta viga. É importante destacar que os valores dos esforços indicados nas alternativas estão em kN.m.

Um experimento de laboratório tem o objetivo de determinar a rigidez elástica de uma mola utilizando a medida da frequência natural do sistema mostrado na Figura.


Imagem associada para resolução da questão


Foi utilizado no sistema uma barra rígida, cujo momento de inércia em relação ao mancal vale 1,0 kg.m2 .

Se a frequência natural medida foi de 60 rad/s, o valor da rigidez k, em N/m, é de 

O processo de fabricação por conformação mecânica é um conjunto de processos de manufatura que usa a deformação plástica para mudar a forma do metal. A deformação ocorre quando a tensão ultrapassa o limite de escoamento do metal. As tensões podem ser de tração, compressão, dobramento ou cisalhamento. Diferente da deformação elástica, que desaparece quando se retira a tensão que a deforma, a deformação plástica é permanente.

Em um processo de dobramento de chapa, a linha neutra se desloca do centro para 0,4 t, onde t é a espessura da chapa, na área de dobra.

Nesse contexto, considere a Figura abaixo, que representa um processo de dobramento de chapa.


Imagem associada para resolução da questão


Qual deve ser o comprimento da chapa, em milímetro, para que, após dobrada como mostrado na Figura, ela fique com as dimensões indicadas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis