Listagem de Questões sobre Geral
A respeito de turbinas, julgue os itens a seguir.
A aceleração do gás em bocais de expansão ocorre em uma parte convergente e, em seguida, divergente porque o processo real não é totalmente isentrópico, de forma que o calor gerado pelo atrito nas altas velocidades provoca aumento do volume específico do gás exigindo maiores áreas de escoamento.
Em um processo de compressão de um gás (perfeito) hipotético, a eficiência isentrópica do compressor é de 90% e a temperatura de entrada no compressor é de 50 °C. Considerando que a razão de pressão é igual a 9 e o gás (hipotético) possui razão entre os calores específicos próximo de 2 e que em um processo isentrópico, a relação T2 = T1(rp)(-1)/y( é válida. A partir dessas informações, julgue os seguintes itens.
A temperatura real de descarga se encontra entre 720 ºC e 810 °C.
Os dados fornecidos somente se aplicam a compressores alternativos, que pressupõem sistema termodinâmico fechado. Para compressores centrífugos, por exemplo, a diferença de entalpia entre a entrada e a saída deveria ser empregada na determinação da temperatura de saída.
Se o processo for realizado em um equipamento tipo turbocompressor, a potência de compressão, fornecida pela turbina, é menor quanto mais próximo for T2, real de T2.
Com relação a turbinas a gás, julgue os itens seguintes.
Considerando o calor específico do ar da ordem de 1,0 kJ (kg × K), as temperaturas de entrada e saída da turbina (100% eficiência isentrópica) de 1.200 ºC e 600 °C, respectivamente, é correto afirmar que o trabalho líquido de uma planta de turbina a gás com fluxo mássico de 100 kg/s é da ordem de 60 MW.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}