Listagem de Questões sobre Geral
Uma das alternativas para que se consiga reduzir emissões de gases do efeito estufa e reduzir os custos de geração de potência através de pequenos aumentos de eficiência global consiste em combinar os ciclos Brayton e Rankine. Para uma dada razão de pressão e fluxo mássico de combustível do ciclo Brayton, julgue os itens a seguir.
A utilização de palhetas cerâmicas na turbina a gás, altas eficiências isentrópicas para o compressor e a turbina a vapor, e diminuição na pressão de condensação do ciclo Brayton melhoram o rendimento global do ciclo combinado.
Se o ciclo Brayton opera com 100 kg/s de ar, o ciclo Rankine deve operar com taxas bem menores, devido à diferença de calor específico dos fluidos, o excessivo calor de vaporização da água, o rendimento do recuperador de calor, e a necessidade de preservar tal equipamento de possível condensação do vapor d'água contido nos gases de exaustão do ciclo Brayton, entre outros.
Se o ciclo Brayton possui eficiência de 40% e o Rankine de 20%, a eficiência do ciclo combinado é de 60%.
O cálculo da eficiência teórica do ciclo combinado pode ser realizado conhecendo-se apenas o PCI (J/kg) e a vazão mássica (kg/s) do combustível, e o calor total, por unidade de tempo, transferido no condensador.
Em função dos elevados níveis de pressão de trabalho de ciclos Rankine e considerando-se uma bomba com eficiência isentrópica de 80%, é correto afirmar que 20% da potência fornecida na turbina a vapor é utilizada para acionar a bomba, o restante pode ser utilizado no gerador elétrico.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}