Listagem de Questões sobre Geral
Trocas de calor são mais eficientes quando simplesmente se misturam os fluxos com diferentes estados termodinâmicos, em processos adiabáticos. Sabe-se, contudo, que processos de mistura são grandes causadores de irreversibilidade. Considerando essas informações, julgue o seguinte item.
Em um processo adiabático de mistura de dois fluxos de água, um no estado superaquecido e o outro no estado líquido, são necessárias a primeira e a segunda leis da termodinâmica para a determinação do estado final da mistura.
Considerando-se que P, T e V correspondam, respectivamente, a pressão, a temperatura e o volume de um sistema termodinâmico, sem restrições de fronteira, constituído de gás perfeito, julgue os itens seguintes.
Iniciando-se a P1, T1, V1, pode-se conduzir o sistema termodinâmico a um estado P2, T2, V2, em que as propriedades do estado final são independentes.
Em uma expansão adiabática real entre as pressões P1 e P2, a temperatura final é sempre superior à correspondente isentrópica.
Considerando o ar como fluido de trabalho (gás perfeito) inicialmente a P1, T1 e V1, em que ocorrem diversos processos termodinâmicos, todos reversíveis, em sistema fechado, julgue os itens a seguir, considerando, ainda, que P, T e V representam, respectivamente, pressão, temperatura e volume.
T2 será igual a T1 se a taxa em que trabalho é adicionado ao sistema for numericamente igual à taxa em que o calor é retirado.
Se a razão entre a taxa de trabalho adicionado for bem superior à taxa em que o calor é retirado, o coeficiente politrópico estará entre 1,0 e 1,4, porém numericamente mais próximo de 1,4 que de 1,0.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}