Listagem de Questões sobre Geral
Metais, polímeros e cerâmicas compõem as três grandes classes de materiais disponíveis para aplicações de engenharia. São as características específicas de cada material que irão determinar a escolha correta para a aplicação em produtos industriais, componentes de máquinas e estruturas. No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O alto teor de cementita faz do ferro fundido branco um material não-dúctil, muito frágil, com uma superfície muito dura, o que o torna próprio para aplicações que requerem alta resistência à abrasão.
As ligas de titânio não são magnéticas, apresentam uma boa relação resistência/peso e também boa resistência à corrosão. Elas são recomendadas para aplicações em que se requer associação de resistência mecânica, resistência à corrosão e peso reduzido. Entretanto, são difíceis de serem usinadas ou conformadas, o que as torna muito caras para a fabricação de peças e limita consideravelmente a sua utilização para aplicações usuais.
A grande vantagem e o apelo à utilização dos compósitos poliméricos reforçados por fibras contínuas de carbono, vidro ou aramidas (kevlar) em aplicações estruturais é a baixa rigidez específica desses materiais, que torna as estruturas muito leves.
Os aços inoxidáveis martensíticos são essencialmente ligas Fe-C-Cr com, eventualmente, pequenas quantidades de níquel e possuem alta temperabilidade, a qual lhes proporciona propriedades mecânicas desejadas. São chamados de aços-turbina por serem freqüentemente empregados em pás de turbinas e compressores, molas, eixos, hélices de bombas, hastes de válvulas, entre outros.
ALCLAD é a designação dada a chapas ou tubos de alumínio recobertos com uma película de Zn2O3 altamente aderente, contínua e uniforme, aplicada em ambas as faces.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}