Questões de Engenharia Mecânica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Mecânica

Corrosão é a deterioração e perda de um material devido a um ataque químico. As condições que favorecem a corrosão envolvem tanto alterações químicas quanto eletrônicas e sempre estão presentes no dia-a-dia, tornando-a um grande problema em qualquer sistema. Um tipo específico de corrosão é a intergranular, ou seja, quando a corrosão ocorre nos contornos de grãos em aços. Sabe-se que existem vários métodos para se inibir esse tipo de corrosão, entre eles, pode-se citar:

Uma das maneiras encontradas para aumentar a confiabilidade de um sistema é o emprego de peças / sub-sistemas que atuam em um arranjo em paralelo (redundância em standby). Para o sistema mecânico representado abaixo, sendo p a confiabilidade de cada componente e sendo todos os componentes idênticos e independentes, a expressão que representa a confiabilidade total do sistema (Rs) é:


Deseja-se girar uma barra homogênea simétrica de comprimento L e massa m. Para uma certa condição de uso (velocidade de rotação e aceleração angular), calculou-se que seria necessária uma potência P1, se o motor for acoplado no centro de massa, CG, dessa barra (configuração a). Qual seria a nova potência necessária P2, para as mesmas condições de uso, caso o motor fosse acoplado em uma das extremidades da barra, a uma distância L/2 do CG da barra (configuração b)?


Em um galpão onde são executadas pinturas à pistola, um estudo estatístico está sendo desenvolvido em relação à concentração de tolueno. As amostras da concentração desta substância foram:

A variância da amostra acima é de, aproximadamente:

Uma carga de 15 Kg é fixa a um cabo inextensível que é preso a um tambor uniforme de massa 40 kg e diâmetro, 600 mm. No instante mostrado na figura, a carga está descendo a uma velocidade de 9 m/s. Qual é o intervalo que contém valor do torque frenante, T, necessário para que a carga pare após descer 3 m? Considere a aceleração da gravidade g = 9,81 m/s2, o momento de inércia do tambor I = ½ .(mtambor.rtambor 2) e despreze quaisquer perdas devido a qualquer atrito.


Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis