Questões sobre Eletrônica Digital na Engenharia Eletrônica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Eletrônica Digital na Engenharia Eletrônica

#Questão 1096146 - Engenharia Eletrônica, Eletrônica Digital na Engenharia Eletrônica, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Instrumentação para Óptica e Fotônica)

A resolução de um conversor analógico-digital (ADC) é associada à quantidade de bits que o conversor usa para representar a faixa de valores analógicos. A resolução é determinada pela faixa dinâmica do sinal analógico e pela quantidade de números que representam esse sinal. Quanto maior a resolução, maior a sensibilidade do instrumento. Para calcular a resolução de um conversor A/D, é preciso saber a quantidade de bits e a faixa de tensão.


Exemplo:


• Um conversor de 10 bits transforma o sinal de entrada em amostras com valores entre 0 e 1023.


• Um conversor de 12 bits transforma o sinal de entrada em amostras com valores entre 0 e 4095.



Um ADC de 8 bits recebe uma entrada de 0 a 5 V. Qual é a resolução desse conversor, ou seja, a menor variação de tensão que pode ser representada?

A eletrônica digital é fundamental ao entendimento dos computadores e diversos equipamentos, logo é preciso saber converter uma indicação em binário para decimal correspondente e vice-versa. A conversão do decimal 86 em binário corresponde a

Um circuito de iluminação é alimentado por uma tensão de 220 V e utiliza condutores de cobre com comprimento total (ida e volta) de 50 m. A corrente de carga do circuito é de 10 A, e a resistividade do cobre é ρ = 1,72 × 10−8 Ω ⋅ m. Considerando que o condutor possui uma seção transversal de 2,5 mm2 , calcule a queda de tensão no circuito (ΔV), e indique se ele atende ou não à norma.
(Considere que a norma NBR 5410 estabelece o limite máximo de queda de tensão de 4% da tensão nominal.)

As operações da álgebra booleana são fundamentais para elaboração de sistemas digitais. A tabela verdade para a portal lógica, mostrada na figura abaixo é

Q50.png (206×100)

Circuitos digitais são a base para o funcionamento de sistemas computacionais e equipamentos eletrônicos modernos. Eles empregam sistemas numéricos, como o binário, e funções lógicas para implementar operações em componentes combinatórios e sequenciais. Esses circuitos são projetados para realizar tarefas como aritmética, controle e armazenamento de dados em dispositivos que vão de calculadoras a computadores complexos. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em circuitos combinatórios, a saída depende unicamente das entradas atuais, apesar de estados anteriores.
( ) A conversão entre sistemas numéricos, como binário para decimal, pode ser realizada de forma direta por circuitos digitais simples, sem necessidade de operações aritméticas.
( ) Um flip-flop D pode armazenar múltiplos bits de informação simultaneamente, dependendo de sua configuração interna.
( ) A simplificação de funções lógicas em mapas de Karnaugh busca minimizar o número de portas lógicas utilizadas, otimizando o circuito.
( ) Em circuitos sequenciais síncronos, o comportamento do circuito depende exclusivamente do clock, ignorando quaisquer sinais de entrada.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis