Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2004

Um sistema criptográfico utiliza um algoritmo de cifração E que transforma uma mensagem m em um criptograma c, sob controle de uma chave Ke. Esse sistema pode ser representado por c = EKe(m). Correspondentemente, pode-se representar a decifração por m = DKd(c), em que D e Kd são, respectivamente, o algoritmo e a chave de decifração. Com relação a sistemas criptográficos, julgue os itens subseqüentes. Em qualquer sistema criptogr¨¢fico, ¨¦ poss¨ªvel encontrar mensagens distintas que sejam transformadas em um mesmo criptograma.

Um sistema criptográfico utiliza um algoritmo de cifração E que transforma uma mensagem m em um criptograma c, sob controle de uma chave Ke. Esse sistema pode ser representado por c = EKe(m). Correspondentemente, pode-se representar a decifração por m = DKd(c), em que D e Kd são, respectivamente, o algoritmo e a chave de decifração. Com relação a sistemas criptográficos, julgue os itens subseqüentes. O uso de t¨¦cnicas de compressão de dados antes de uma operação de cifração torna, em geral, um sistema criptogr¨¢fico mais seguro, ou seja, fica mais dif¨ªcil a um oponente determinar a chave utilizada ou a mensagem em claro a partir do criptograma.

Um sistema criptográfico utiliza um algoritmo de cifração E que transforma uma mensagem m em um criptograma c, sob controle de uma chave Ke. Esse sistema pode ser representado por c = EKe(m). Correspondentemente, pode-se representar a decifração por m = DKd(c), em que D e Kd são, respectivamente, o algoritmo e a chave de decifração. Com relação a sistemas criptográficos, julgue os itens subseqüentes. Uma autoridade certificadora raiz (AC-raiz) de uma infraestrutura de chaves p¨²blicas embasada no padrão X-509 de certificados digitais assina certificados emitidos para terceiros, usualmente outras ACs, e tem seu pr¨®prio certificado assinado por uma AC-mestre, hierarquicamente superior.

Com o advento das redes de comutadores, a interoperabilidade de sistemas e a interatividade das aplicações tornaram-se um imperativo. Entretanto, essas facilidades visíveis aos usuários das redes são possíveis graças a diversos serviços prestados de maneira padronizada nas camadas mais baixas das redes, que não estão expostos ao usuário final. Um dos principais esforços de padronização de interfaces e serviços é o modelo de referência OSI da ISO. Esse modelo serve ainda hoje de referência para a estruturação da arquitetura de serviços de rede. Quanto aos principais serviços de rede disponíveis nas camadas de 1 a 4 do modelo OSI, julgue os itens a seguir. Os protocolos de transporte, camada 4 do modelo, operam apenas nos sistemas de origem e de destino, não sendo processados completamente em sistemas intermediários. São funções típicas desse nível o controle de seqüência e a recuperação de erros.

As redes de banda larga estão viabilizando uma série de aplicações multimídia e de serviços integrados. Com relação a essas redes, julgue os itens seguintes. Frame-relay possui mecanismo de QoS, denominado CIR (commited information rate), que permite controlar e garantir a quantidade de pacotes recebidos com sucesso em determinado enlace.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis