Questões sobre Sistemas de Comunicação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Sistemas de Comunicação

#Questão 421536 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2006, ANATEL, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

A figura I acima apresenta a distribuição das operadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP) no Brasil, indicando igualmente as subfaixas ou bandas de freqüências que essas empresas utilizam nas diversas áreas em que operam. A figura II apresenta as bandas de freqüências utilizadas nas diferentes subfaixas de operação do SMP, de acordo com a Resolução n.o 376/2004 da ANATEL. Considerando essas informações e sabendo que o SMP utiliza os conceitos de sistemas de telefonia móvel celular para atender aos usuários do sistema nas áreas indicadas no mapa da figura I, julgue os itens seguintes.

É correto concluir que, para a operação do SMP, as áreas indicadas no mapa da figura I são divididas em células, que, por sua vez, são agrupadas em clusters e utilizam parte do espectro eletromagnético compreendido nas subfaixas indicadas na figura II.

#Questão 421537 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2006, ANATEL, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

O dimensionamento da área de cobertura de uma célula em um sistema de telefonia móvel é influenciado pela demanda de tráfego dos usuários do sistema. Para se atender aos clientes de determinada área, com qualidade de serviço, com relação à taxa de erros de bits, é necessário o projeto correto dos sistemas radiantes das estações radiobase. A cobertura do ambiente relativamente a sinais com intensidade adequada aos serviços ofertados pelo sistema é influenciada por fenômenos físicos que acarretam o que se denomina desvanecimento, que, em última instância, pode ser seletivo ou não-seletivo em freqüência. O uso de técnicas de equalização e de diversidade pode minimizar efeitos de desvanecimento. Sistemas MIMO (multiple input – multiple output) podem constituir, também, recurso tecnológico para minimizar efeitos de desvanecimento.

#Questão 421538 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2006, ANATEL, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Nos últimos anos, tem-se observado, no mercado de telecomunicação, uma tendência para a oferta de serviços triple play, em que voz, dados e vídeo utilizam uma mesma conexão. A largura de banda necessária para o oferecimento desses serviços tem levado os fornecedores de tecnologia a novos desenvolvimentos em redes de acesso banda-larga. Acerca das tecnologias de acesso em banda-larga e considerando a arquitetura de redes mostrada na figura, julgue os itens a seguir.

A transmissão por fibra óptica pode ser digital ou analógica. A transmissão digital é do tipo banda base, enquanto que a transmissão analógica é do tipo banda passante (ou passa-faixa).

#Questão 421539 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2006, ANATEL, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Com relação a propriedades de antenas e de sistemas de comunicação sem fio, julgue os itens subseqüentes.

O canal de rádio-propagação para sistemas de comunicação móvel que operam em VHF e UHF pode apresentar variabilidade devido ao efeito do espalhamento do sinal transmitido que trafega pelos obstáculos do ambiente, o que gera componentes de multipercurso, e também devido ao deslocamento relativo entre os terminais de comunicação.

#Questão 793822 - Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, CESPE / CEBRASPE, 2006, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

High-speed downlink packet access (HSDPA) e high-speed uplink packet access (HSUPA), que, juntas, vêm sendo chamadas de high-speed packet access (HSPA) e vêm sendo especificadas pelo Third Generation Partnership Project (3GPP), têm por objetivo o incremento da taxa de transmissão nos enlaces direto e reverso em sistemas de comunicações móveis. Taxas da ordem de 10 Mbps, no enlace direto, e de 4 Mbps, no enlace reverso, vêm sendo esperadas na maturidade dessas tecnologias. As tecnologias HSPA e wideband code division multiple access (WCDMA) podem, em princípio, compartilhar os mesmos elementos de rede, incluindo-se estações rádio base, radio network controllers (RNC), serving GPRS support node (SGSN) e gateway GPRS support node (GGSN), no subsistema de rádio e no core da rede.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis