Questões sobre Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica

Considerando-se as prescrições da ABNT NBR 5419- 4:2015 para a aplicação de dispositivos de proteção contra surtos (DPS) como medidas de proteção contra surtos (MPS), avalie as afirmações a seguir.

I - No quadro de distribuição principal (QDP) de uma edificação devem ser utilizados apenas DPS com ensaio classe 1.

II - Quanto mais próximo estiver o DPS da entrada da linha entrante, maior será a quantidade de equipamentos protegidos por este DPS.

III - Quanto mais próximo estiver um DPS do equipamento a ser protegido, mais efetiva será a proteção deste equipamento.

IV - Em MPS, utilizando-se o conceito de zonas de proteção contra raios (ZPR), com mais do que uma zona interna, os DPS devem ser localizados no ponto em que a linha entra em cada ZPR.

Está correto apenas o que se afirma em

Com base na NBR 16690, que estabelece os requisitos de projeto das instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos, incluindo disposições sobre os condutores, dispositivos de proteção elétrica, dispositivos de manobra, aterramento e equipotencialização do arranjo fotovoltaico, há três tipos de condutores, caracterizados a seguir:
I. Combina as funções de condutores de aterramento e de fase. II. Combina as funções de condutores de aterramento e de neutro. III. Combina as funções de condutores de aterramento e de ponto médio.
Os tipos de condutores caracterizados em I, II e III são conhecidos, respectivamente, pelas siglas

De acordo com a NBR 13231, que trata da proteção contra incêndio em subestações elétricas, quando houver necessidade de ser providenciado o uso de paredes corta-fogo para impedir a propagação de incêndio de um equipamento a uma edificação ou a outro equipamento adjacente, a parede tipo corta-fogo deve ser resistente ao fogo por um tempo mínimo e atender diversos requisitos previstos nessa norma. Esse tempo mínimo é de 

De acordo com a NBR 17240, que trata dos Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio, todos os componentes pertencentes ao sistema de detecção e alarme de incêndio devem atender aos requisitos mínimos descritos nessa norma, conforme estabelecido a seguir:
I. O tempo de resposta para a sinalização de um alarme de incêndio na central deve ser no máximo X s e, para falha, no máximo Y s. II. A central deve possuir sempre uma fonte de alimentação principal e uma de emergência, com capacidades iguais e tensão nominal de Z Vcc, sendo que as fontes de alimentação devem ser supervisionadas e dimensionadas para o consumo máximo do sistema.
Os valores X e Y em I e de Z em II são, respectivamente,  

De acordo com a NBR 10898, que trata dos Sistemas de Iluminação de Emergência, a ser instalado em edificações, ou em outras áreas fechadas sem iluminação natural, dois termos são descritos a seguir:
I. estado em que a bateria de acumuladores elétricos recebe uma corrente necessária para a manutenção de sua capacidade nominal; II. estado no qual a(s) fonte(s) de energia alimenta(m), efetivamente, os dispositivos da iluminação de emergência.
As descrições em I e II referem-se, respectivamente, aos estados do sistema de 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis