Questões sobre Infraestrutura de Transporte

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Listagem de Questões sobre Infraestrutura de Transporte

Analise as afirmativas sobre os conceitos de alguns dos elementos básicos que caracterizam a concepção do controle semafórico.

I. Grupo de movimentos: conjunto de movimentos presentes em uma mesma aproximação que recebem simultaneamente o direito de passagem.

II. Fase: sequência completa dos estágios de uma sinalização semafórica cuja duração em uma interseção, ou seção de via, é definida pela soma dos tempos de todos os estágios programados para o controle do tráfego no local.

III. Estágio: intervalo de tempo em que um ou mais grupos de movimentos recebem simultaneamente o direito de passagem, compreendendo o tempo de verde e o tempo de entreverdes.

IV. Entreverdes: intervalo de tempo compreendido entre o final do verde de um estágio e o início do verde do estágio subsequente.

V. Ciclo: conjunto de semáforos (grupos focais) com indicações luminosas idênticas que controlam grupos de movimentos que recebem simultaneamente o direito de passagem.


Estão corretas apenas as afirmativas

É uma máquina pesada que tem como principal função deslocar e nivelar uma determinada superfície de terra. Por meio de uma lâmina, que pode ser inclinada em diferentes posições em relação ao seu eixo, tanto no plano horizontal como no vertical, ela é largamente utilizada na construção civil, principalmente em projetos de terraplanagem, construção e manutenção de rodovias.

Estamos falando da:

As resoluções CONTRAN, em vigor, relacionadas ao uso de fiscalização eletrônica de infrações determinam que não é obrigatória a presença da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito quando utilizados sistemas automáticos do tipo: 

Pretende-se implantar uma faixa de travessia de pedestres em nível em uma via arterial de uma cidade, na qual há quatro faixas de tráfego (duas para cada direção, separadas por sinalização horizontal) com largura de 3,65 m cada uma. A estratégia mais indicada para aumentar a segurança viária dos pedestres, utilizando dispositivos físicos que não gerem impactos significativos na velocidade dos veículos ou na capacidade da via, é implantar em conjunto: 

Observe-se a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Sinalização Horizontal (2022), a MTL – marcação de transição de largura de pista – é utilizada na alteração da largura de pista disponível para a circulação, orientando a direção do fluxo viário para o consequente aumento ou diminuição do número de faixas. O comprimento que o trecho de estreitamento (L) deve ter, considerando que a largura da faixa (d) é de 3,20 m e que a velocidade regulamentada no trecho é de 80 km/h, corresponde a: 

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