Questões de Engenharia de Produção

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Produção

O entendimento dos tempos de atravessamento, tempos de ciclo, quantidade de trabalho em processo e a dinâmica dos sistemas de filas são elementos importantes para a análise e projeto do processo produtivo, da capacidade produtiva e do planejamento dos recursos de manufatura. Sobre o assunto, analise as seguintes assertivas:
I. A Lei de Little expressa a relação matemática entre o tempo de atravessamento, trabalho em processo e o tempo de ciclo.
II. Os sistemas de filas podem ser caracterizados por quatro parâmetros principais: distribuição dos tempos de chegada ou o tempo decorrido entre chegadas (A), a distribuição dos tempos de processo (B), o número de atendentes em cada estação (m) e o número máximo de itens permitidos no sistema (b).
III. Um sistema de filas M/M/1 considera que os tempos de chegada e de processamento seguem a distribuição exponencial com um atendente e nenhum limite máximo para a fila.
IV. Um sistema de filas G/G/1 considera que os tempos de chegada e de processamento seguem uma distribuição geral com um atendente e nenhum limite máximo para a fila.
Quais estão corretas? 

#Questão 1009490 - Engenharia de Produção, Administração da Produção, FUNDATEC, 2022, SPGG - RS, Analista Engenheiro - Engenharia de Produção

Analise as seguintes assertivas sobre a produção enxuta do ponto de vista do Sistema Toyota de Produção e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um dos significativos elementos da filosofia enxuta é o foco na eliminação das formas de desperdício. Nesse sentido, desperdício pode ser definido como qualquer atividade que não agrega valor.
( ) Os termos Muda, Mura e Muri são palavras japonesas relacionadas ao Sistema Toyota de Produção que transmitem a ideia de três causas de desperdícios que devem ser reduzidas ou eliminadas.
( ) Muri está relacionado com a falta de consistência ou com irregularidades que geram sobrecarga periódica de pessoal ou equipamentos no sistema.
( ) Mura está relacionado com a ideia de exigências desnecessárias ou irracionais que são colocadas no sistema produtivo resultando em baixa performance do sistema.
( ) Um dos pilares do Sistema Toyota de Produção é o Just In Time. O Just In Time pode ser operacionalizado por meio do nivelamento e suavização do fluxo de itens (heijunka), da sinalização para o processo anterior de que mais componentes são necessários (kanbans) e do posicionamento de processos para alcançar o fluxo de componentes mais regular ao longo da produção (nagare).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Estoques pode ser definido como sendo a acumulação dos recursos transformados de uma operação. Nas atividades de planejamento de capacidade, planejamento de produção e planejamento logístico diversos tipos de estoques podem ser analisados. Analise as seguintes assertivas sobre os tipos de estoques:
I. Estoques de antecipação são usados para lidar com a demanda futura esperada ou com interrupções no fornecimento.
II. Estoques de ciclo ocorrem quando um estágio do sistema produtivo não pode suprir todos os itens que produz simultaneamente e, consequentemente, é necessário gerar estoques de um dado componente enquanto os demais componentes são processados.
III. Estoques de desacoplamento são empregados para permitir que os processos ou centros de trabalho no sistema operem independentemente.
IV. Os estoques de segurança não equilibram flutuações inesperadas de suprimento e demanda.
V. Estoques nos canais de distribuição ocorrem quando a material não pode ser transportado instantaneamente na cadeia de suprimentos.
Quais estão corretas?

#Questão 1009493 - Engenharia de Produção, Qualidade, FUNDATEC, 2022, SPGG - RS, Analista Engenheiro - Engenharia de Produção

A gestão da qualidade total (Total Quality Management – TQM) é uma abordagem de gestão que sugere que todos os custos de qualidade sejam considerados e analisados. Tais custos da qualidade são categorizados como sendo custos de prevenção, custos de avaliação, custos de falhas internas e custos de falhas externas. Analise as seguintes assertivas sobre os custos de qualidade:
I. Os custos de avaliação, por exemplo, estão associados com as atividades de verificação, monitoramento e controle de qualidade que visam identificar a ocorrência de problemas ou erros.
II. A adoção de planos de amostragem estatística da aceitação está relacionada com os custos de avaliação.
III. Os custos de prevenção estão associados com os custos incorridos ao tentar evitar a ocorrência de problemas e erros de qualidade.
IV. Os custos de falha externa estão associados a um erro ou falha que atinge um cliente enquanto que os custos de falha interna se referem a custos associados com falhas que são tratados dentro de uma operação e que ainda assim geram interrupção.
V. O tempo produtivo perdido em razão do tratamento de erros está relacionado com os custos de falhas internas.
Quais estão corretas? 

#Questão 1009494 - Engenharia de Produção, Qualidade, FUNDATEC, 2022, SPGG - RS, Analista Engenheiro - Engenharia de Produção

O Sistema Toyota de Produção desenvolveu técnicas e sistemas para apoiar as atividades de controle de qualidade nos sistemas produtivos. Dentre esses desenvolvimentos, se destacaram os sistemas à prova de erros implementados principalmente em atividades de inspeção e detecção para prevenir riscos de falhas nos processos produtivos. Assinale a alternativa que denomina tais sistemas a prova de erros desenvolvidos pelo Sistema Toyota de Produção.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis