Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A produção de peixes em tanques-rede pode ser definida como a criação em um volume delimitado e que permite a livre e constante circulação de água. Assim, é correto afirmar sobre cultivo em tanques-rede:
No Brasil, a partir da década de 1970, o cultivo de peixes em tanques-rede ganhou destaque, pois antes seu uso era limitado pela inexistência de rações de boa qualidade.
A criação de peixes em tanques-rede constitui uma das formas mais intensivas de cultivo praticado e tem se tornado bastante popular, devido ao fácil manejo e rápido retorno de investimento.
Num cultivo em tanques-rede deve-se observar a relação entre a área de superfície lateral (ASL) e o volume do tanque-rede (V), pois quanto maior a relação ASL:V menor será a renovação de água.
O formato do tanque beneficia a passagem da água. Os tanques-rede cilíndricos favorecem melhor esta ação que os de formato retangular, já que nestes a corrente tende a circundar o tanque.
Nos cultivos em tanques-rede devem ser observados, diariamente, os parâmetros ambientais, visando a melhores condições para o bom desempenho do cultivo. Assim, é correto afirmar que:
águas com transparência inferior a 30 cm são as mais indicadas para o cultivo em tanques-rede.
os melhores crescimentos dos peixes são obtidos em águas com pH ácido. Deve-se dar atenção especial ao período noturno, já que o pH pode atingir valores em torno de 10 prejudicando o cultivo.
a amônia é rapidamente identificada pelos peixes, os quais reagem se afastando da zona de contaminação.
os ventos e as correntes são fatores que influenciam diretamente a taxa de renovação de água no cultivo, conseqüentemente tem influência direta sobre a disponibilidade de oxigênio.
Os organismos confinados estão sujeitos às mais diversas doenças, podendo causar danos financeiros (perdas parciais/totais) e sanitários e, portanto, devem ser evitadas. Dentre os diversos fatores que causam doenças na aqüicultura é correto afirmar que as doenças:
genéticas são comuns e podem ser evitadas por meio da seleção do estoque reprodutor.
nutricionais são de fácil identificação.
ambientais geralmente estão associadas à qualidade da água e ao arraçoamento.
independem da presença de predadores.
No Brasil, três espécies de peixes são conhecidas como surubim: na Bacia Amazônica podem ser encontradas as espécies Pseudoplatystoma fasciatum (cachara) e Pseudoplatystoma tigrinum (caparari ou pirambucu); na Bacia do Prata, Pseudoplatystoma fasciatum e Pseudoplatystoma coruscans (pintado); e na Bacia do São Francisco, a Pseudoplatystoma coruscans. Quanto ao Surubim, no Brasil, é correto afirmar:
Sua criação teve inicio nas regiões Norte e Nordeste.
No Brasil, é o peixe de água doce de maior valor comercial, apesar do baixo rendimento de carcaça e filé.
Produto nobre, sua carne tem uma coloração clara, textura firme, sabor pouco acentuado, baixo teor de gordura e ausência de espinhas.
Atualmente, os estoques naturais de surubim encontram-se em equilíbrio, levando o Brasil a exportá-lo para países vizinhos (Argentina, Paraguai, Bolívia e Colômbia).
Além da carne, o pirarucu (Arapaima gigas) pode fornecer subprodutos de valor comercial potencial, como o couro. A respeito do pirarucu é correto afirmar:
Originário da Região Nordeste do país, chega a atingir 3 metros de comprimento e 200 kg de peso.
É um herbívoro moderado, capaz de transformar alimentos de valor comercial inferior, em carne de qualidade superior.
Dentre as características deste peixe, destaca-se a alta velocidade de crescimento, chegando a alcançar até 2 kg em um ano, e a qualidade e o rendimento de sua carne.
Sua dupla respiração, aérea e aquática, permite que se adapte e desenvolva em águas com baixos teores de oxigênio dissolvido.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}