Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Nos cultivos em tanques-rede devem ser observados, diariamente, os parâmetros ambientais, visando a melhores condições para o bom desempenho do cultivo. Assim, é correto afirmar que:
águas com transparência inferior a 30 cm são as mais indicadas para o cultivo em tanques-rede.
os melhores crescimentos dos peixes são obtidos em águas com pH ácido. Deve-se dar atenção especial ao período noturno, já que o pH pode atingir valores em torno de 10 prejudicando o cultivo.
a amônia é rapidamente identificada pelos peixes, os quais reagem se afastando da zona de contaminação.
os ventos e as correntes são fatores que influenciam diretamente a taxa de renovação de água no cultivo, conseqüentemente tem influência direta sobre a disponibilidade de oxigênio.
Os organismos confinados estão sujeitos às mais diversas doenças, podendo causar danos financeiros (perdas parciais/totais) e sanitários e, portanto, devem ser evitadas. Dentre os diversos fatores que causam doenças na aqüicultura é correto afirmar que as doenças:
genéticas são comuns e podem ser evitadas por meio da seleção do estoque reprodutor.
nutricionais são de fácil identificação.
ambientais geralmente estão associadas à qualidade da água e ao arraçoamento.
independem da presença de predadores.
No Brasil, três espécies de peixes são conhecidas como surubim: na Bacia Amazônica podem ser encontradas as espécies Pseudoplatystoma fasciatum (cachara) e Pseudoplatystoma tigrinum (caparari ou pirambucu); na Bacia do Prata, Pseudoplatystoma fasciatum e Pseudoplatystoma coruscans (pintado); e na Bacia do São Francisco, a Pseudoplatystoma coruscans. Quanto ao Surubim, no Brasil, é correto afirmar:
Sua criação teve inicio nas regiões Norte e Nordeste.
No Brasil, é o peixe de água doce de maior valor comercial, apesar do baixo rendimento de carcaça e filé.
Produto nobre, sua carne tem uma coloração clara, textura firme, sabor pouco acentuado, baixo teor de gordura e ausência de espinhas.
Atualmente, os estoques naturais de surubim encontram-se em equilíbrio, levando o Brasil a exportá-lo para países vizinhos (Argentina, Paraguai, Bolívia e Colômbia).
Além da carne, o pirarucu (Arapaima gigas) pode fornecer subprodutos de valor comercial potencial, como o couro. A respeito do pirarucu é correto afirmar:
Originário da Região Nordeste do país, chega a atingir 3 metros de comprimento e 200 kg de peso.
É um herbívoro moderado, capaz de transformar alimentos de valor comercial inferior, em carne de qualidade superior.
Dentre as características deste peixe, destaca-se a alta velocidade de crescimento, chegando a alcançar até 2 kg em um ano, e a qualidade e o rendimento de sua carne.
Sua dupla respiração, aérea e aquática, permite que se adapte e desenvolva em águas com baixos teores de oxigênio dissolvido.
Alimentos de origem vegetal, principalmente leguminosas, não podem ser utilizados em todo seu potencial pelo efeito limitante que impõem os denominados fatores antinutricionais (FAN). A respeito dos fatores antinutricionais presentes em ração para organismos aquáticos, é correto afirmar.
Inibidores de tripsina, ácido fítico e gossypol são contaminadores naturais que surgem nas rações durante a estocagem.
Micotoxinas e lipídios dietéticos oxidados são antinutrientes presentes, naturalmente, em alguns farelos vegetais.
O ácido fítico reduz os ácidos graxos insaturados disponíveis no alimento e assim reduz o crescimento.
O uso de refeição à base de semente de algodão é limitado nas dietas dos peixes, devido a seu índice de gossypol.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}