Questões de Engenharia de Pesca

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Pesca

Os resíduos gerados durante as diferentes etapas do processamento do pescado constituem matéria-prima para a produção de ração animal. A silagem do pescado é um produto liquefeito obtido a partir do peixe inteiro ou de resíduos como aparas, vísceras, cabeça e nadadeiras, podendo ser preparada por métodos químicos ou biológicos. Em relação à silagem química, as principais vantagens na utilização dos ácidos orgânicos são:

O pescado é considerado um alimento altamente perecível e portanto, deve ser rapidamente submetido a algum processo de conservação após a captura/colheita. Dentre os métodos de preservação disponíveis, a redução da temperatura é o mais utilizado. Qualquer peixe eviscerado apresenta uma vida útil maior se for adequadamente refrigerado. A forma correta para a conservação do pescado utilizando-se gelo é:

A larvicultura de peixes nativos é feita, principalmente, em viveiros onde há necessidade de uma adubação inicial, geralmente constituída de farelo de arroz e ureia, para estimular o crescimento de fito e zooplâncton necessários ao desenvolvimento das pós-larvas e alevinos. No entanto, o manejo errôneo através da adubação excessiva pode ocasionar a morte das pós-larvas. O resultado de uma adubação excessiva em viveiros de larvicultura representa

No planejamento das ações de repovoamento é fundamental considerar o tamanho dos indivíduos, o local e o período de soltura, além do monitoramento posterior para verificar o sucesso do empreendimento. Neste contexto, a principal característica dos alevinos de espécies nativas destinados ao repovoamento de reservatórios, rios e lagos, e o que os diferencia daqueles destinados ao cultivo, é a

O manejo e gestão atuais dos estoques pesqueiros no Brasil estão diretamente relacionados com o histórico sobre as introduções acidentais ou promovidas por políticas públicas de espécies oriundas de outras bacias sul-americanas, de outros continentes e até mesmo de bacias dentro do território nacional. Os programas de estocagem, vigentes até a década de 90 e atualmente restritos a região Nordeste promoveram a proliferação dessas espécies exóticas ou alóctones em represas, açudes e reservatórios. São impactos que as espécies introduzidas podem impor sobre a fauna nativa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis