Questões de Engenharia Civil da FMP Concursos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Civil da FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. Gerenciar pode ser definido como a atividade de dirigir e coordenar recursos, que podem ser financeiros, materiais, humanos, equipamentos... durante a execução de um determinado empreendimento, usando técnicas administrativas para atingir objetivos predefinidos quanto a tempo, custo, qualidade, segurança... propiciando a satisfação do cliente. Logo o gerenciamento é esse conjunto de metodologias, procedimentos ou processos necessários para a realização de um empreendimento.

II. O orçamento a ser elaborado deverá conter, de modo fiel e transparente, todos os serviços e/ou materiais a serem aplicados na obra de acordo com o projeto básico e outros projetos complementares. O orçamento deve ser elaborado com base no levantamento dos quantitativos físicos do projeto e da composição dos custos unitários de cada serviço. A composição do BDI é outra parte importante do orçamento. Não há diferença entre propostas de orçamentos e de remuneração feitas a particulares daquelas feitas ao órgãos públicos, dado que nos dois caso o processo de elaboração do orçamento é o mesmo.

III. Materiais, mão-de-obra, equipamentos auxiliares são exemplos de insumos classificados como custos diretos (CD). Os custos com a administração central, como, por exemplo, engenheiro residente ou engenheiro fiscal e as respectivas despesas desses são consideradas como custos indiretos (CI). Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) é composto pelo custo indireto, taxa de risco, custo financeiro do capital, tributos, taxa de comercialização e lucro. Assim podemos dizer de forma simplificada que o preço de venda (PV) é igual à equação PV= CD + BDI.

IV. Pode-se dizer que “valor” é a importância monetária com o qual podemos adquirir equipamentos, materiais ou serviços a custos e preços, negociados e ajustados. Já “custo” é a acumulação de valores diversos, representando materiais diversos, mão de obra, equipamentos de produção, ferramentas... sem, entretanto incluir as despesas indiretas ou lucros, podemos também chamar de preço de custo. “Preço”, quando a uma unidade de custo são adicionados despesas indiretas e lucros, que pode ser diferenciado em preço unitário e preço de venda.

V. Ao analisar os custos incorridos na produção e uso das edificações ao longo de sua vida útil, é possível identificar diferentes componentes do custo que ocorrem em diferentes momentos do processo, como, por exemplo, o custo de construção, de operação, de manutenção, de modernização ou adaptação e de demolição ou venda. A tomada de decisão em relação às alternativas que tem consequências sobre esses custos requer o conhecimento da repercussão da decisão sobre todos os custos envolvidos. Isso equivale a dizer que é preciso conhecer o custo global da edificação que se constitui no somatório: Custo Global = Custo da Construção + Custo de Operações + Custo de Manutenção. Todos esses custos ocorrem em horizonte de tempo predeterminados.

Estão corretas as afirmativas

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. Na condição de material de construção, as madeiras incorporam todo um conjunto de características técnicas, econômicas e estéticas que dificilmente se encontram em outros materiais existentes. Ela apresenta resistência mecânica tanto a esforços de compressão como aos esforços de tração na flexão, peso próprio reduzido, boas características de isolamento térmico e absorção acústica, seca é um material satisfatoriamente dielétrico, pode ser trabalhada com ferramentas simples além de um custo reduzido de produção e reservas que podem ser renovadas.

II. Chama-se cerâmica a pedra artificial obtida pela moldagem, secagem e cozedura de argilas ou misturas contendo argilas. As argilas são materiais terrosos que, quando misturados com água, adquirem a propriedade de apresentar alta plasticidade. Quando aquecida a menos de 600 °C, ela apenas apresenta alterações físicas, porém, quando a temperatura é superior as 600 °C, começam as alterações químicas. A vitrificação inicia-se por volta dos 950 °C. A experiência demonstrou que os produtos cerâmicos são tanto mais resistente quanto mais homogênea, fina e cerrada a granulação. Dentre as propriedades importantes estão à plasticidade e a retração.

III. Os materiais plásticos são largamente utilizados na construção civil principalmente os termoplásticos como, por exemplo, o PVC (cloreto de polivinila) além dos termofixos e dos elastômetros. Os plásticos como material para construção apresentam como principais vantagens a resistência aos esforços de tração, ao impacto, dilatação, deformação sob carga, rigidez, resistência ao calor e às intempéries. Os materiais plásticos são utilizados na condução de água quente, fria e pluvial, esgoto, eletrodutos, alguns tipos de esquadrias, coberturas e revestimentos isso porque em relação às canalizações metálicas apresentam baixo preço, facilidade de manuseio, imunidade à ferrugem e economia de mão de obra.

IV. Atualmente as tintas atendem às mais diversas finalidades, como luminescentes, tintas que inibem o ataque de fungos, bactérias, algas e outros organismos, tintas resistentes ao calor, à prova de fogo, etc. As tintas, que são os produtos mais usados para proteger materiais, são constituídas de uma suspensão de partículas opacas (pigmentos) em um veículo fluido. O veículo são óleos secativos que quando expostos ao ar em finas camadas, formam uma película útil. A preparação da superfície depende do tipo de material e do estado em que se encontra. A aplicação pode ser com pinceis, rolos, nebulização ou imersão.

V. Os metais são largamente utilizados na construção civil. Diferentemente do conceito químico de metais para a construção, o conceito está mais relacionado com suas propriedades, como, por exemplo, brilho, opacidade, condutibilidade térmica e elétrica, dureza, forjabilidade, etc. Ligas metálicas são misturas, de aspecto metálico e homogêneo, de um ou mais metais entre si ou com outros elementos. A ruptura por fadiga é a que ocorre, quando o metal é solicitado repetidas vezes por cargas menores ou em sentidos variados. A causa dessa ruptura é a desagregação progressiva da coesão entre os cristais, que vai diminuindo a seção resistente, até chegar ao limite. A corrosão ou oxidação é a transformação não intencional de um metal, a partir de sua superfícies exposta, em composto não aderentes, solúveis, ou dispersíveis no ambiente em que o metal se encontra

Estão corretas as afirmativas

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. Para a locação de uma obra de pequeno porte, podemos efetuar a locação com métodos simples, sem o auxílio de aparelhos, que nos garantam uma certa precisão. Os métodos mais utilizados são o processo dos cavaletes e o processo da tábua corrida (gabarito). No processo dos cavaletes, os alinhamentos são fixados por pregos cravados em cavaletes, que depois de distribuídos, previamente alinhados conforme o projeto, linhas são esticadas para determinar o alinhamento do alicerce. Indiferente da complexidade da obra a utilização de aparelhos sempre garante um resultado mais confiável, e nas obras de grande vulto seu uso é indispensável.

II. Quando se faz a verificação do assentamento da alvenaria de vedação, observa-se se as juntas de argamassa entre os tijolos estão completamente cheias, se os painéis de paredes estão perfeitamente alinhados e aprumados, se as fiadas estão em nível e se há desencontro de juntas. As argamassas, junto com os elementos de alvenaria, são os componentes que formam a parede de alvenaria não armada, tendo como funções básicas a união dos elementos de alvenaria, a distribuição uniformemente das cargas e vedação das juntas.

III. A argamassa de assentamento é responsável pela aderência necessária da placa cerâmica com o substrato. São vários os tipos de argamassa usadas como as tradicionais argamassas de cimento e areia (aderência mecânica), as argamassas adesivas industrializadas (aderência química e mecânica) e os adesivos orgânicos ou colas. As argamassas tradicionais normalmente são preparadas em obra e são compostas por uma mistura de cimento Portland, areia e eventualmente, cal. Possuem baixa retração no seu processo de cura e aderência eficiente quando com placas de superfície porosa.

IV. Os revestimentos são executados para dar às alvenarias maior resistência ao choque ou abrasão, impermeabilizá-las, tornar as paredes mais higiênicas (laváveis) ou ainda aumentar as qualidades de isolamento térmico e acústico. O chapisco é um revestimento rústico empregado nos paramentos lisos de alvenaria, pedra ou concreto, a fim de facilitar o revestimento posterior, dando maior pega, devido a sua superfície porosa. As taliscas são pequenos tacos de madeira ou cerâmicos, que assentados com a própria argamassa do emboço nos fornecem o nível para execução do emboço.

V. Utilizados para proteger os ambientes, possibilitando conforto térmico e acústico, os forros são mais do que um revestimento de teto, são um importante elemento em qualquer tipo de construção. Existem vários tipos de forros, os mais comuns são a madeira, o gesso, os aglomerados de celulose, pvc... Entre as propriedades dos polímeros utilizados na confecção de painéis para forro de teto podemos destacar a instalação mais limpa e eficiente e a facilidade de limpeza, porem é baixo o isolamento acústico, elétrico e térmico. Os forros podem ser classificados segundo a forma de fixação: aderentes ou suspensos.

Estão corretas as afirmativas

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. A topografia é à base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros. É fundamental o conhecimento pormenorizado do terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução, e a topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço. Assim a finalidade da topografia é determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia.

II. Tanto a topografia quanto a geodésia utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. Porém, enquanto a topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície terrestre, a geodésia tem por finalidade mapear grandes porções dessa mesma superfície levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. A superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada por uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica. Isso equivale dizer que não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais serão projetadas sobre um plano considerado horizontal.

III. O levantamento topográfico pode ser dividido em levantamento topográfico planimétrico, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência por suas coordenadas X e Y (representação bidimensional), e em levantamento topográfico altimétrico, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível por suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional). Ao conjunto de métodos abrangidos pela planimetria e pela altimetria dá-se o nome de topometria ou planialtimetria. A topologia, por sua vez, utilizando-se dos dados obtidos através da topometria, tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.

IV. No estudo da forma e dimensão da Terra, podemos considerar quatro tipos de superfície ou modelo para a sua representação, sendo eles o modelo real, o modelo geoidal, o modelo elipsoidal e o modelo esférico. O Datum é um sistema de referência utilizado para o cômputo ou correlação dos resultados de um levantamento. Existem três tipos de datum: o vertical, o horizontal e o geodésico. O SAD (South American Datum), oficializado para uso no Brasil em 1969, é representado pelo vértice Chuá, situado próximo à cidade de Uberaba-MG.

V. Coordenadas geográficas é o nome dado aos valores de latitude e longitude que definem a posição de um ponto na superfície terrestre. Esses valores dependem do elipsóide de referência utilizado para a projeção do ponto em questão. As coordenadas UTM são o nome dado aos valores de abcissa (N) e ordenada (E) de um ponto sobre a superfície da Terra, quando este é projetado sobre um cilindro tangente ao elipsóide de referência.

Estão corretas as afirmativas:

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. As vigas são elementos lineares em que a flexão é preponderante. As vigas são classificadas como barras e são normalmente retas e horizontais, destinadas a receber ações das lajes, de outras vigas, de paredes de alvenaria, e eventualmente de pilares, etc. A função das vigas é basicamente vencer vãos e transmitir as ações nelas atuantes para os apoios, geralmente os pilares. As ações são geralmente perpendiculares ao seu eixo longitudinal, podendo ser concentradas ou distribuídas. Podem ainda receber forças normais de compressão ou de tração, na direção do eixo longitudinal.

II. As lajes são os elementos planos bidimensionais e também chamados de elementos de superfície ou placas, que se destinam a receber a maior parte das ações aplicadas numa construção, como de pessoas, móveis, pisos, paredes, e os mais variados tipos de carga que podem existir em função da finalidade arquitetônica ou do espaço físico de que a laje faz parte. As ações são especificamente perpendiculares ao plano da laje, distribuídas ou lineares, e transmitidas para as vigas de apoio.

III. As ações são comumente perpendiculares ao plano da laje, podendo ser divididas em: distribuídas na área, distribuídas linearmente ou forças concentradas. As ações são geralmente transmitidas para as vigas de apoio nas bordas da laje, mas eventualmente também podem ser transmitidas diretamente aos pilares.

IV. Os pilares são elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes. São destinados a transmitir as ações às fundações, embora possam também transmitir para outros elementos de apoio. As ações são provenientes geralmente das vigas, bem como de lajes também. Os pilares são os elementos estruturais de maior importância nas estruturas, tanto do ponto de vista da capacidade resistente dos edifícios quanto no aspecto de segurança. Além da transmissão das cargas verticais para os elementos de fundação, os pilares podem fazer parte do sistema de contraventamento responsável por garantir a estabilidade global dos edifícios às ações verticais e horizontais.

V. As sapatas recebem as ações dos pilares e as transmitem diretamente ao solo. Podem ser localizadas ou isoladas, conjuntas ou corridas. As sapatas isoladas servem de apoio para apenas um pilar. As sapatas conjuntas servem para a transmissão simultânea do carregamento de dois ou mais pilares, e as sapatas corridas têm este nome, porque são dispostas ao longo de todo o comprimento do elemento que lhe aplica o carregamento, geralmente paredes de alvenaria ou de concreto. São comuns em construções de pequeno porte onde o solo tem boa capacidade de suporte de carga a baixas profundidades.

Estão corretas as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis