Questões sobre Planejamento e Controle de Obras

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento e Controle de Obras

Toda obra deveria ter como premissa um projeto bem elaborado, com toda a programação de recursos a serem investidos, tempo previsto para a execução de cada etapa da obra etc. Para a execução da construção de um prédio público, considerando que determinada empresa apresentou o cronograma físico-financeiro, sendo a distribuição de etapas e tempo previsto indicado no quadro a seguir: 

Imagem associada para resolução da questão

Se para a referida obra a licitação prevê um dispêndio de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), considerando o cronograma físico-financeiro proposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

O programa de manutenção de uma edificação consiste na determinação das atividades essenciais de manutenção, sua periodicidade, responsáveis pela execução documentos de referência, referências normativas e recursos necessários, todos referidos individualmente aos sistemas, e, quando aplicável, aos elementos, componentes e equipamentos, devendo ser atualizados periodicamente. O programa de manutenção deve considerar projetos, memoriais, orientação dos fornecedores e manual de uso, operação e manutenção (quando houver), além de características específicas como, EXCETO: 

Aconselha-se que o engenheiro orçamentista participe do processo de gestão de projeto, visando compatibilizar as decisões de projeto com os futuros custos associados a tais decisões. Além do exame e análise das plantas, cortes, vistas, perspectivas, detalhes, quadros, gráficos, notas esclarecedoras dos projetos descritos anteriormente, o orçamentista deverá ler e interpretar alguns documentos; analise-os
I. Memorial descritivo: informações e soluções técnicas descritas em forma de texto com o objetivo de detalhar e complementar as informações contidas nos desenhos dos projetos.
II. Especificações técnicas: condições e regras, em forma de texto, que devem ser obedecidas para a execução dos serviços como, por exemplo: descrição dos materiais de forma qualitativa; padrão de acabamento; critérios de aceitação dos materiais; tipo de ensaios e respectivas quantidades; e, características dos materiais (resistência do concreto – Fck, grau de compactação, granulometria dos agregados, etc.), definindo e descrevendo individualmente sistemas construtivos, materiais, componentes e equipamentos.
III. Cadernos de encargos: documento elaborado pela empresa contratada, de forma a padronizar as ações dos projetistas, construtores e fiscais de obra. É uma referência que deve ser obedecida na concepção e execução da obra; normalmente contém: procedimentos padronizados de serviços; detalhes construtivos; lista de verificação de itens para fiscalização de campo; critérios de medição de pagamento; requisitos de aceitação de serviço; e, demais definições.
Está correto o que se afirma em

Observe a tabela a seguir: 
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a tabela apresentada, para uma obra civil pública, o cronograma físico-financeiro mostra os primeiros cinco meses de evolução. Com as informações obtidas na tabela, pode-se afirmar que: 

#Questão 921296 - Engenharia Civil, Planejamento e Controle de Obras, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Engenharia Civil

Elaborar orçamento é proceder o levantamento de custos/preços para estimar o custo de um empreendimento, devendo ser elaborado antes da execução da obra. Os orçamentos têm finalidades diversas e, por isso mesmo, suas características são diversificadas, dependendo do fim a que se propõem. Assim sendo, os orçamentos podem ser classificados segundo dois critérios: grau de precisão e nível de detalhamento dos dados apresentados nas planilhas. Em relação aos orçamentos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
I. Sintéticos. II. Baseados na NBR 12721:2006. III. Pelo custo dos itens principais. IV. Precisos. V. Estimados pelo CUB. VI. Analíticos.
A. É uma metodologia simplificada que se dispõe para o cálculo aproximado dos custos de obras. O custo global é o resultado do produto da área total a construir pelo custo de m² de obra pronta. A área total é definida pelo projeto de arquitetura, em qualquer fase em que ele se encontrar, e o custo unitário básico de construção é fornecido por diversas fontes, entre elas o boletim mensal do SINDUSCON.
B. Leva em consideração que as obras não são constituídas por partes com o mesmo padrão de acabamento. A área total, então, será a soma das áreas tomadas como padrão com as áreas calculadas como equivalentes à padrão.
C. São aqueles cujas planilhas não se preocupam em fornecer subsídios para análises detalhadas dos custos/preços, sendo apenas compostas da relação das etapas construtivas e seus respectivos custos/preços.
D. São aqueles cujas planilhas contam de documentos mais detalhados, com a finalidade de se poder avaliar os impactos no custo devido às especificações técnicas e/ou projetos. Apresentam dados como as etapas construtivas e seus custos/preços e, ainda, todos os serviços componentes de cada etapa, suas unidades de referência, seus quantitativos, seus custos/preços unitários e os totais, podendo, também, conter a inclusão das composições unitárias dos serviços.
E. Computa-se primeiramente uma listagem dos que são considerados os itens mais representativos no custo global da obra, sendo o custo total da obra o somatório dos custos estimado pelo CUB.
F. Computam todos os custos unitários, parciais e totais de uma obra tendo por base o projeto executivo. As composições unitárias de serviços mostram os serviços com todos os seus insumos, ou seja, os materiais, a mão de obra e os encargos sociais gerados.
Considerando classes de orçamento, assinale a associação correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis