Questões sobre Geotecnia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geotecnia

#Questão 1132717 - Engenharia Civil, Geotecnia, FCPC, 2025, UFC, Engenheiro / Área: Engenharia Civil

O limite de Liquidez é o teor de umidade de um solo, no qual ele tende a se comportar como um líquido viscoso. Foi definido por Atterberg, baseando-se no fato de que, quando um material é fluido, toma a forma do recipiente que o contém. É um ensaio de caracterização dos solos, normatizado pela NBR 6459. Arthur Casagrande padronizou esse ensaio, mecanizando o primeiro processo de Atterberg. Consiste em um aparelho provido de um recipiente em concha, de cobre, ligado a um suporte com manivela, a qual faz cair a cápsula sobre uma base padronizada de ebonite. Com um gabarito, corta-se uma ranhura na massa de solo colocada na concha. Girando-se a manivela, o excêntrico fará com que o recipiente se eleve a uma altura constante de 1,00 cm, caindo em seguida e se chocando com a base. O esforço do choque da concha na base, corresponde a um esforço de cisalhamento que leva o solo lateral à ranhura e a mover-se, fechando-a. O teor de umidade nesse estado corresponde ao LL ou limite de liquidez. Sobre o ensaio descrito, assinale a alternativa correta.

#Questão 1133944 - Engenharia Civil, Geotecnia, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Engenharia Civil

Analise as afirmativas a seguir, relativas a projeto e dimensionamento de fundações.
I. Nega é a medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo, sempre relacionada com a energia de cravação.
II. Repique é a parcela elástica da penetração máxima de uma estaca, decorrente da aplicação de um golpe do martelo.
III. As equações dinâmicas, baseadas na nega ou no repique elástico, visam principalmente a assegurar a homogeneidade do estaqueamento.
Está correto o que se afirma em:

#Questão 1133945 - Engenharia Civil, Geotecnia, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Engenharia Civil

O lastro ferroviário é uma camada essencial da via permanente, responsável por proporcionar suporte estrutural e garantir a estabilidade da ferrovia. No contexto das obras do DNIT, o dimensionamento e a especificação dessa camada seguem as diretrizes estabelecidas na Instrução de Serviço Ferroviário (ISF) 212.
Com base nesses critérios, é correto afirmar que:

#Questão 1134024 - Engenharia Civil, Geotecnia, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Engenharia Sanitária

Nos serviços de terraplenagem como os executados em coberturas diárias, fechamento e conformação de células de aterros sanitários, são muito importantes os conceitos de empolamento e de compactação ou contração. As variações de volume ocorrem porque a densidade do material solto é menor do que a densidade em estado natural na jazida, que é menor do que a densidade do material após a compactação final
Um engenheiro pretende calcular a quantidade de caminhões de 16 m3 necessária para uma operação de um aterro sanitário que retira material inerte de uma jazida próxima. O volume de material natural que será retirado da jazida é de 9.600 m3 . A porcentagem de empolamento do material é de 20% (fator 0,8333333) e o grau de compactabilidade após recobrimento é de 0,75.
Considerando que, devido à jornada diária e à distância entre a jazida e o aterro, cada caminhão fará 18 viagens, a quantidade mínima de caminhões necessária é de:

Sobre o processo de perfuração durante as realizações de sondagens de simples reconhecimento com SPT ? Standard Penetration Test,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis