Questões de Engenharia Civil do ano 2021

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2021

A figura a seguir apresenta esquematicamente as cinco etapas do ciclo de uma obra. Observe atentamente a figura e avalie as alternativas, que apresentam uma ordem de grandeza dos valores percentuais dos custos envolvidos, em cada etapa do ciclo da obra: I. Etapa 1: estudo de viabilidade do empreendimento – 5,8%. Etapa 2: projeto e planejamento da edificação – 2,4%. II. Etapa 3: mobilização do canteiro de obras – 2,4%. III. Etapa 4: construção da edificação – 87,5%. IV. Etapa 5: desmobilização do canteiro de obras – 1,9%.

A sequência de afirmativas corretas é:

Uma das etapas mais importantes da Engenharia de Fundações é a definição do elemento estrutural a ser empregado em um projeto geotécnico. A fundação pode ser rasa ou profunda, em seus mais variados processos executivos. Nesta fase é primordial que se tenha o conhecimento de alguns elementos para que se possa fazer a opção técnica e economicamente adequada para determinada obra. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Para se fazer um pré-dimensionamento das fundações muitas vezes á necessário proceder com uma estimativa das cargas dos pilares, em função das características e da atividade fim da construção. Em geral os pilares de canto são os menos carregados, enquanto os centrais são os mais carregados, em razão da menor contribuição das áreas de influência nesses pilares. Dessa forma e adotando a tensão média típica (σtip) de 12 kN/m2 por pavimento, para estruturas de concreto armado destinadas a moradias e escritórios, determinam-se as cargas nos pilares. II. Em caso de paredes de edificações térreas ou de dois pavimentos executadas em alvenaria estrutural, desde que haja presença de cargas concentradas de pilares, o carregamento é considerado distribuído linearmente ao longo da parede, permitindo o emprego de sapata corrida. De forma simplificada, as cargas distribuídas da parede que incidem na sapata corrida em residências térreas são da ordem de 20 kN/m e naquelas de dois pavimentos (sobrados) são de 40 kN/m. III. Inicialmente, deve-se analisar o emprego de fundações rasas (sapatas e radiers econômicos), por serem um elemento de fundação que requer, em geral, menos escavações e volumes de concreto e aço. Para isso deve-se analisar a capacidade de suporte do terreno (compacidade ou consistência), além de avaliar a colapsibilidade em função do aumento do teor de umidade. IV. Para o caso do emprego de estacas deve-se definir o diâmetro da estaca com base na carga do pilar e consequentemente o valor da tensão de compressão a que o elemento de fundação estará submetido, do ponto de vista estrutural. É indicado que um bloco de coroamento seja composto por, no mínimo, três estacas em geometria triangular; desta forma, tem-se rigidez nas duas direções. Para que esta situação ocorra, deve-se determinar a carga média majorada dos pilares em função do peso próprio do bloco (acréscimo de 10 %), e dividir esse valor por três. Utilizando-se essa condição, resultarão, para situações de pilares com carga mínima, blocos de uma ou duas estacas, enquanto, nos pilares de carga máxima, a quantidade de estacas se situará entre cinco e oito.
A sequência de afirmativas corretas é:

A ABNT NBR 6.122/2019 adota algumas definições para os elementos de fundação comumente utilizados em obras de construção civil. Sobre a norma, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Radier é um elemento de fundação rasa com rigidez suficiente para receber e distribuir mais de 75 % das cargas oriundas da estrutura. II. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, para que possibilite a integração entre o elemento de fundação, excluindo sua armadura, e o bloco de coroamento. III. Um projeto de uma edificação deve ser acompanhado por uma campanha preliminar de investigação geotécnica, empregando no mínimo a sondagem de simples reconhecimento com SPT (ABNT NBR 6484) para obtenção da estratigrafia do subsolo, classificação dos materiais (ABNT NBR 6502), profundidade do lençol freático (N.A.) e determinação da resistência à penetração (NSPT). IV. A ABNT NBR 6122:2019 estabelece que as ações atuantes sobre uma fundação devem ser fornecidas pelo projetista estrutural, separando-as de acordo com sua natureza, conforme prescreve a ABNT NBR 8681. Algumas de suas subdivisões são: Superestrutura, Terreno, Água superficial e subterrânea, Interações fundação-estrutura e Atrito negativo. A sequência de afirmativas INCORRETAS é:

A norma brasileira NBR 5.410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão - fixa as condições que as instalações de baixa tensão devem atender, a fim de garantir seu funcionamento adequado, a segurança das pessoas e animais domésticos e a conservação de bens. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A NBR 5.410 é complementada atualmente por outras duas normas, a NBR 13.570 - “Instalações elétricas em locais de afluência de público - Requisitos específicos” e a NBR 13.534 - “Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde - Requisitos para segurança”. II. O dispositivo elétrico é ligado a um circuito com o objetivo de desempenhar uma ou mais das seguintes funções: manobra, comando, proteção, seccionamento e conexão. Comando é a mudança na configuração elétrica de um circuito, realizada manual ou automaticamente por dispositivo adequado e destinado a essa finalidade. III. A corrente de fuga, como conceito geral, é a corrente de condução que, devido à imperfeição na isolação, percorre um caminho diferente do previsto. Na prática, não existe uma isolação perfeita e, portanto, sempre existe corrente de fuga. IV. A NBR 5.410 impõe, para as unidades residenciais e acomodações (quartos e apartamentos) de hotéis, motéis e similares, circuitos independentes para cada equipamento com corrente nominal superior a 15 A (1270 VA em 127 V ou 2200 VA em 220 V), isto é, circuitos “individuais”, com um único ponto, para tais equipamentos.
A sequência de afirmativas INCORRETAS é:

Sobre as instalações prediais de água fria, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A diferença entre a altura do reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação predial não deve ser maior que 40 metros. Quando a altura da edificação projetada ultrapassa essa medida, a solução mais utilizada pelos projetistas é a válvula redutora de pressão. II. O valor da pressão estática, menos as perdas de cargas distribuídas, corresponde ao valor da pressão dinâmica. III. Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em regime de escoamento não deve ser inferior a 0,5 m.c.a. IV. O fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobre pressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 10 m.c.a. acima da pressão estática nesse ponto.
A sequência de afirmativas corretas é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis