Questões de Engenharia Civil do ano 2013

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Listagem de Questões de Engenharia Civil do ano 2013

Durante a inspeção de uma rodovia em pavimento flexível antigo, algumas patologias foram verificadas. O relatório da equipe técnica mostrou que o índice de irregularidade internacional ― IRI (international roughness index) do pavimento inspecionado variou de 2,5 a 6,0. Constava ainda no relatório que o índice de gravidade global (IGG) foi utilizado também na avaliação do pavimento, e que trincas do tipo couro de jacaré foram observadas ao longo do trecho.

Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.

Uma possível causa das trincas do tipo couro de jacaré é o envelhecimento do ligante.

Durante a inspeção de uma rodovia em pavimento flexível antigo, algumas patologias foram verificadas. O relatório da equipe técnica mostrou que o índice de irregularidade internacional ― IRI (international roughness index) do pavimento inspecionado variou de 2,5 a 6,0. Constava ainda no relatório que o índice de gravidade global (IGG) foi utilizado também na avaliação do pavimento, e que trincas do tipo couro de jacaré foram observadas ao longo do trecho.

Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.

O índice internacional de atrito ― IFI (international friction index) é empregado para medir o atrito gerado pelas trincas do tipo couro de jacaré.

Durante a inspeção de uma rodovia em pavimento flexível antigo, algumas patologias foram verificadas. O relatório da equipe técnica mostrou que o índice de irregularidade internacional ― IRI (international roughness index) do pavimento inspecionado variou de 2,5 a 6,0. Constava ainda no relatório que o índice de gravidade global (IGG) foi utilizado também na avaliação do pavimento, e que trincas do tipo couro de jacaré foram observadas ao longo do trecho.

Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.

O IRI está muito abaixo do esperado para o tipo de pavimento apresentado, devendo ser implementadas obras de restauração para elevar o seu valor.

 

A figura acima representa uma ponte de madeira de peso M, de mesma seção reta em toda sua extensão, biapoiada nas extremidades P1 e P2, sendo P1 um apoio de 2.º gênero e P2 um apoio de 1.º gênero. Um carro de peso F se desloca sobre a ponte no sentido mostrado na figura. Em relação a essa situação, julgue os itens a seguir.

A ponte, sem o carro sobre ela, teria seu momento fletor máximo no ponto central.

Antes de liberar a execução da concretagem de vigas e lajes de determinada obra de edificação, foi realizada vistoria nas ferragens quando se observou: presença de resíduos de pó de serra nas cabeças dos pilares já concretados; eletroduto de 50 mm de diâmetro dentro de uma viga biapoiada, no sentido longitudinal, ocupando a parte superior da seção reta; viga em balanço, composta de barras de aço de mesmo diâmetro, com barras longitudinais em maior quantidade na parte inferior da seção reta da viga; concreto preparado no dia anterior, mantido hidratado e em agitação na betoneira, para ser aproveitado na nova concretagem. Considerando essa situação, julgue os itens subsecutivos.

A colocação do eletroduto na seção superior da viga não interfere no seu comportamento estrutural, pois ele ocupa área de tração acima da linha neutra da seção reta e o esforço é compensado pelas barras de aço.

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