Questões de Engenharia Ambiental do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2009

#Questão 377328 - Engenharia Ambiental, Geral, FUNRIO, 2009, Furnas, Engenheiro Ambientalista

Obras de drenagem são dimensionadas para um certo grau de proteção das cidades, e a eventual ocorrência de chuvas excepcionais pode causar inundações, geralmente com danos bastante elevados. Observando-se durante longo tempo, os fenômenos hidrometeorológicos, é possível extrair dos dados uma série de estatísticas que auxiliam o dimensionamento dos sistemas de drenagem. Uma variável muito empregada em hidrologia chama-se período de retorno. É correto afirmar sobre o período de retorno o seguinte:

#Questão 377330 - Engenharia Ambiental, Geral, FUNRIO, 2009, Furnas, Engenheiro Ambientalista

A água não é encontrada pura na natureza. Ao cair na forma de chuva, já incorpora impurezas da atmosfera e no escoamento superficial, carreia substâncias que alteram ainda mais a sua qualidade. Antes do consumo, a água precisa passar por um processo de adequação de suas características aos padrões de potabilidade. Para atingir os padrões de potabilidade, são utilizados vários processos que dependem da qualidade e da quantidade da água a ser tratada, bem como das circunstâncias em que se fará o uso da água. Sobre esses processos, é CORRETO afirmar que

#Questão 377331 - Engenharia Ambiental, Geral, FUNRIO, 2009, Furnas, Engenheiro Ambientalista

A legislação brasileira, a nível federal, estabeleceu critérios de qualidade que podem ser entendidos como o conjunto de dados e fatos de que resultam recomendações objetivas para as características a se manter nos corpos d’água, em função de seus usos preponderantes. Constituem normas a serem seguidas, que buscam quantificar a qualidade de água em termos de parâmetros e características físicas, químicas, biológicas e estéticas. De acordo com a Resolução 357, de 17 de março de 2005, as águas doces , segundo seus usos preponderantes, podem ser classificadas em classe especial, classe 1, classe 2, classe 3 e classe 4. São classificados respectivamente como classes 1, classe 2 e classe 3

#Questão 377333 - Engenharia Ambiental, Geral, FUNRIO, 2009, Furnas, Engenheiro Ambientalista

O lodo secundário, ou lodo em excesso, é aquele removido dos decantadores secundários para fins de retirada do processo. O teor de sólidos no lodo secundário é função das características do processo, podendo-se estabelecer as seguintes faixas típicas:

#Questão 377334 - Engenharia Ambiental, Geral, FUNRIO, 2009, Furnas, Engenheiro Ambientalista

Uma vez que as características dos resíduos industriais são extremamente variadas, os processos de tratamento possíveis também compartilham essas variações. É CORRETO afirmar que se trata de exemplos de tratamento para o respectivo resíduo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis