Questões de Engenharia Agronômica da COSEAC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica da COSEAC

Solos com alta capacidade de infiltração facilitam o uso de irrigação por aspersão e gotejamento, por permitirem irrigação com maior intensidade de aplicação, diminuindo assim o tempo de irrigação por posição, e dificultando o uso de irrigação por superfície, por causa das grandes perdas por percolação, a menos que os sulcos ou faixas sejam muito curtos. No entanto, quanto mais curtos forem os sulcos, mais caros serão os sistemas de irrigação, em virtude do aumento de mão-de-obra necessária para aplicá-la, do maior número de canais exigidos pelo projeto, da maior perda de terreno com canais e maior dificuldade de:

Como pode ser observado na figura abaixo, existe uma camada do solo não saturada, onde ocorre infiltração e percolação, e outra saturada, onde ocorre armazenamento e escoamento subterrâneo. Na camada não-saturada podem existir condições de escoamento que dependem de vários fatores físicos. Na figura pode-se observar determinado escoamento, sendo o escoamento superficial gerado em toda a superfície (para capacidade de infiltração menor que a precipitação) e o escoamento subsuperficial até o rio, que é conhecido como escoamento:

Quando ocorre o desmatamento sobre uma determinada área, que tende a recuperar a sua cobertura, em seguida, o impacto sobre o balanço hídrico da área apresenta um comportamento em que, num primeiro estágio, depois do desmatamento, ocorre aumento na vazão média, com redução da evapotranspiração. Com o crescimento da vegetação, o balanço tende a voltar às condições iniciais devido à recuperação das suas condições anteriores, que ocorreráemcerca de:

Este tipo de plantio utiliza o terraceamento, ou acompanhamento das curvas de nível, para direcionar o escoamento (reduzindo a declividade) e evitar a erosão e o dano nas culturas. Este tipo de plantio tende a criar melhores condições para a infiltração, nas chuvas de baixa ou média intensidade; mas quando ocorre o rompimento do terraço nas cheias maiores a água pode provocar ravinamento na direção da maior declividade do escoamento. Essa prática tem sido acompanhada pelo planejamento de microbacia, que retira as divisas das propriedades, organizando o uso do solo de acordo com microbacias e planeja as estradas vicinais. Este tipo de plantio é o:

Ainundação ribeirinha é umprocesso natural em que o rio inunda o seu leito maior de acordo com a intensidade e duração das precipitações e condições iniciais de umidade. Quando ocorrem modificações no rio, como a construção de uma barragem, os níveis de inundação podem se alterar em função das condições operacionais da barragem. Os principais impactos sobre a população ocorrem devido à falta de conhecimento sobre a ocorrência dos níveis de inundações e do planejamento da ocupação do espaço de acordo com os riscos de ocorrência das inundações. O cenário comum de impacto é decorrência do seguinte: a população ocupa a várzea de inundação quando ocorre uma seqüência de anos de níveis anuais máximos pequenos, já que áreas planas são propícias ao assentamento. Quando retornam os anos com maiores inundações, os prejuízos são significativos, e a população exige dos governos uma ação no sentido de construir obras de controle, como barragens, entre outras. Observa-se em alguns trechos de rios o alerta de inundação pela simples informação dos níveis ou a previsão de curto prazo, como no trecho inferior do rio Paraná, no trecho do Pantanal do rio Paraguai e no rio Iguaçu. Na cidade de São Paulo existe um sistema de previsão de alerta com base em radar meteorológico. E Brasil afora, observam-se apenas ações isoladas de construção de obras de proteção, enquanto que medidas não-estruturais praticamente são reduzidas. Desta forma o ideal seria investir:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis