Questões de Engenharia Agronômica do ano 2004

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Listagem de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2004

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

Na seqüência cronológica dos solos, dos mais jovens aos mais evoluídos, ocorre incremento em algumas propriedades, como a capacidade de troca catiônica (CTC), a porosidade, a permeabilidade, a resistência à erosão em sulcos e a fixação de P, enquanto o teor de silte, a fertilidade natural e a resistência à erosão laminar diminuem.

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

Os argissolos, chernossolos argilúvicos, alissolos, nitossolos e luvissolos são formados pelo processo de translocação de argila silicatada do horizonte A para o horizonte B, originando um gradiente textural de argila do horizonte B em relação ao A sempre maior que 1,5. Entre esses solos, os chernossolos argilúvicos e os luvissolos são os que apresentam maior fertilidade natural, com ocorrência de argilominerais de alta atividade.

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

Ao longo da sua evolução pedogenética, os latossolos apresentam perdas de elementos nutrientes e enriquecimento relativo de sesquióxidos de Fe e AR, o que favorece um aumento da capacidade de troca aniônica (CTA). A CTA pode ser gerada em meio ácido nos solos das regiões tropicais, em que as hidroxilas dos sesquióxidos atraem prótons H+, tornando-se protonizados.

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

A correção da acidez dos solos pela calagem proporciona, entre outros, os seguintes benefícios: diminuição das concentrações tóxicas de AR e Mn, maior liberação de N, P, S e B pela maior decomposição da matéria orgânica por microrganismos, melhores condições de nitrificação e fixação simbiótica de N2, aumento da disponibilidade de P e Mo, além do fornecimento de Ca e Mg.

O planejamento de uso e ocupação das terras deve obedecer aos critérios de sustentabilidade, a fim de minimizar problemas ambientais e degradação dos recursos naturais, particularmente solos e água. Deve-se, portanto, realizar estudos prévios de caracterização do uso potencial dos solos, sempre visando à manutenção da qualidade desse recurso natural. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

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