Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da UFMG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica (Agronomia) da UFMG

#Questão 1008754 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

A ocorrência de plantas daninhas em áreas cultivadas compromete a produtividade das culturas e eleva os custos de produção. Existem vários métodos de controle de plantas daninhas, como preventivo, cultural, biológico, físico, mecânico e químico. De acordo com os princípios de cada método, analise as seguintes afirmações:
I. O uso de herbicidas, antes ou depois da semeadura, é um método de controle químico de plantas daninhas.
II. A utilização de enxada ou cultivadores de tração animal ou trator é um método mecânico de controle.
III. A utilização de cultivares de rápido crescimento que sombreiem a superfície do solo antes da emergência das plantas daninhas é um método de controle biológico.
IV. A limpeza rigorosa de máquinas e implementos após a utilização em áreas infestadas por plantas daninhas é um método de controle físico.
É CORRETO o que se afirma em 

#Questão 1008755 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

Na análise da qualidade de água para irrigação, deve-se considerar, por exemplo, a proporção relativa de sódio em relação aos outros cátions. Para avaliar a qualidade de água de irrigação é muito comum calcular a Razão de Adsorção de Sódio. A Razão de Adsorção de Sódio é calculada utilizando-se os valores de:
I. Condutividade elétrica. II. Teor de sódio. III. Teores de sódio, cálcio e magnésio. IV. Teores de sódio, cloro e potássio.
É CORRETO o que se afirma em 

#Questão 1008756 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

A agricultura de precisão é a tecnologia que tem por objetivo aumentar a eficiência das práticas agrícolas, entre elas as adubações. Para a maior eficiência das adubações na agricultura de precisão, deve-se considerar:
I. A temperatura média regional e a ocorrência de eventos climáticos extremos. II. As práticas de preparo e conservação do solo e o tipo de Horizonte C dos solos. III. A coleta de dados e o gerenciamento das informações. IV. A aplicação à taxa variável e o gerenciamento dos resultados.

É CORRETO o que se afirma em

#Questão 1008757 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

Os nutrientes são elementos essenciais para as plantas. De acordo com os critérios da essencialidade, um elemento é considerado nutriente quando participa de algum composto ou atua ativamente no metabolismo da planta, não podendo ser substituído por nenhum outro elemento e, na sua ausência, a planta não completa o seu ciclo de vida. Além disso, o elemento deve ter um efeito direto na vida da planta e não exercer apenas o papel de, com sua presença no meio, neutralizar efeitos físicos, químicos ou biológicos desfavoráveis para a planta (EPSTEIN, Emanuel; BLOOM, Arnold J. Nutrição mineral das plantas: princípios e perspectivas. Londrina: Planta, 2006. 401 página 46.).
De acordo com os critérios da essencialidade, independentemente da espécie vegetal, os seguintes elementos são considerados nutrientes de plantas:
I. Nitrogênio, fósforo e níquel. II. Zinco, molibdênio e silício. III. Potássio, cálcio e magnésio. IV. Ferro, selênio e cobalto.

É CORRETO o que se afirma em

#Questão 1008758 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , UFMG, 2022, UFMG, 2022 - UFMG - Engenheiro - Agronomia

Nos agroecossistemas tradicionais, agroecológicos, predominam sistemas de cultivos complexos e diversificados que, entre outras consequências, permitem a formação de uma cobertura vegetal contínua do solo. A manutenção dessa cobertura vegetal poderá favorecer algumas pragas e doenças. Dessa forma, nesses agroecossistemas tradicionais, a convivência e/ou o controle com pragas e doenças podem ocorrer:
I. Pela formação de habitats para os inimigos naturais das pragas e doenças, bem como para hospedeiros alternativos, proporcionada pelo consórcio de distintas espécies vegetais.
II. Pela remoção e queima da cobertura vegetal do solo, formada pelos policultivos.
III. Pelo uso de insumos externos com ação de controle sobre as pragas e doenças.
IV. Pelo uso de plantas geneticamente modificadas (transgênicas), tolerantes ao ataque de pragas e doenças.

É CORRETO o que se afirma em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis