Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

#Questão 367738 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

De acordo com os regulamentos brasileiros, para que sejam respeitadas as regras de navegação de voo visual (VFR) ou de voo por instrumentos (IFR), os cálculos de abastecimento (autonomia mínima) devem se basear no consumo normal de cruzeiro da aeronave, considerando-se as condições atmosféricas e o vento conhecidos. A aeronave civil deve possuir combustível suficiente para voar até o local previsto para o primeiro pouso e mais além. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.

Em caso de voo IFR em navegação noturna, a aeronave deverá ser sido abastecida para voar do aeródromo (AD) do primeiro pouso até o AD de alternativa. Esse combustível deverá ser suficiente para que ela voe por 45 minutos excedentes se for um avião, ou por 20 minutos excedentes se for um helicóptero.

#Questão 367739 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

O sistema de aproximação de precisão ILS utiliza, para sintonia, apenas os decimais ímpares da gama de frequências VHF entre 108,1 a 111,9 MHz. As condições mínimas de operação até o ponto de início de aproximação perdida de um ILS Cat I são visibilidade de 1.800 ft a uma altura de 200 ft.

#Questão 367741 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

A identificação de um NDB pode ser feita por meio de modulação de sinal audível emitido em código Morse com duas ou três letras. Os de duas letras, quando usados como marcadores de posição nas proximidades de aeródromos, não se prestam a balizar aerovias para os voos em rota.

#Questão 367742 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Apesar da proibição do uso de aparelhos eletrônicos a bordo, faculta-se aos detentores de certificado (empresas aéreas) autorizar o uso de telefones celulares a bordo de aviões com mais de 20 assentos para passageiros e sistema de reabastecimento de combustível por gravidade.

#Questão 367744 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2012, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Considerando-se o exemplo abaixo, extraído do ROTAER, é correto afirmar que o número 78 presente na inscrição (4000X45 CONC 78/R/A/W/T L14A,15, 19A, 20A(2)) corresponde ao PCN da pista 10-28 do Aeroporto Antônio Carlos Jobim.

RIO DE JANEIRO / Galeão – Antônio Carlos Jobim, RJ SBGL 22 48 36S/043 15 02W INTL PUB/MIL 13NE UTC–3 VFR IFR L21, 23, 26 INFRAERO 9 (28) 10 – L5, L9(1),11A, 12A – (4000 x 45 CONC 78/R/A/W/T L14A,15,19A,20A (2)) – – L4,L9(2.95) (1),11A, 12A – 28 15 – L4,9(3),12A – (3180 x 47 ASPH 73/F/B/X/T COMP L14A,15) – L9(3),12A – 33

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