Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Técnico em Regulação de Aviação Civil (Área 1)

A compreensão da relação entre os conceitos de perigo, consequência e risco é necessária para o gerenciamento do risco envolvido na atividade aérea. Com relação aos conceitos de gestão de risco operacional aplicada ao SIPAER, julgue os itens seguintes.

Considere que o proprietário de um avião tenha contratado uma pessoa para atuar como mecânico de aeronaves e que essa pessoa, que tem conhecimento apenas da mecânica de automóveis, possuindo noção de mecânica de aeronaves, tenha apresentado ao proprietário um diploma forjado. Nessa situação, a contratação do mecânico classifica-se como perigo e os erros que o mecânico poderá cometer definem-se como uma consequência.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Técnico em Regulação de Aviação Civil (Área 1)

A compreensão da relação entre os conceitos de perigo, consequência e risco é necessária para o gerenciamento do risco envolvido na atividade aérea. Com relação aos conceitos de gestão de risco operacional aplicada ao SIPAER, julgue os itens seguintes.

Define-se risco como uma condição que potencialmente pode provocar perdas materiais, danos e lesões, bem como prejudicar a capacidade de realização de uma tarefa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Técnico em Regulação de Aviação Civil (Área 1)

Tendo em vista ser impraticável a um especialista de manutenção contar ou conferir todas as ferramentas de sua caixa no início e no término de seus serviços, foram criadas fórmulas para diversas situações em que é necessária a realização dessas ações. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

O uso de listagens plastificadas em cada caixa auxilia os mecânicos que dispõem de tempo na realização da contagem e da conferência das ferramentas, enquanto o desenho de sombras para cada item auxilia os mecânicos com caixa menos equipada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Durante a realização de um teste em túnel de vento, observou-se que a velocidade de escoamento na parte superior e na parte inferior da asa de um modelo de aeronave eram v1 e v2, respectivamente, com v1 > v2. Desprezando a energia potencial gravitacional, já que a altura da asa é pequena e considerando-se que a área da asa seja A e a densidade do ar γ, a força de sustentação F na asa, calculada a partir da equação de Bernoulli, pode ser dada pela equação

  • A.

    F = y (v1 2 – v2 2)A.

  • B.

    F = ½ y (v1 2 – v2 2)A.

  • C.

    F = ½y (v1 – v2)A.

  • D.

    F = y (v1 – v2)A.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Julgue os itens seguintes, acerca das características de funcionamentos das turbinas hidráulicas.

A seleção do tipo de turbina para uma aplicação pode ser feita pela rotação específica, que é o número de rotações por minuto que uma turbina desenvolve funcionando sob vazão e potência unitária para a carga hidráulica disponível.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço aéreo, julgue os itens que se seguem.

O fenômeno de halo ocorre exclusivamente em nuvens altostratus, que consistem em nuvens tênues formadas por ventos fortes, em níveis altos, que podem ser multicoloridas, devido à refração da luz nos cristais de gelo, e que, devido à transparência, nunca impedem a passagem de luz.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço aéreo, julgue os itens que se seguem.

O chuvisco leve não reduz a visibilidade abaixo de 1.000 m, enquanto o chuvisco forte implica visibilidade de até 500 m.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

O baroaltímetro, um altímetro de pressão, é essencial para a segurança de voo em rota ou por instrumentos, visto que indica a altimetria sob uma referência padronizada.

Em virtude de a atmosfera ser dinâmica e heterogênea, apresentando variações de massa (pressão) e de densidade (calor), os altímetros fornecem indicações irreais, que devem ser ajustadas pela janela Kollsmann do equipamento.

Considerando as informações acima e os múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens seguintes.

A altitude de pressão (AP) é a distância vertical que separa a aeronave do nível do mar padrão, sendo obtida sob o ajuste QNE, cuja pressão ao nível do mar é padronizada em 1.018,2 hPa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área 2)

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Considere que um piloto, ao efetuar o cálculo do centro de gravidade (CG) de sua aeronave, tenha concluído que, se fossem mantidas as atuais condições, o limite do passeio do CG seria extrapolado da seguinte forma: peso da aeronave vazia = 3.000 kg momento 114.000, peso passageiros (pax) assento dianteiro 150 kg momento 6.000, pax assento traseiro 200 kg momento 14.000, peso combustível 250 kg momento 12.000, peso bagageiro 300 kg momento 24.000. Considerando-se que o limite de passeio do CG da aeronave oscila entre 38 e 43,3, e que, nessas condições, o CG é igual a 43,58, é correto afirmar que o piloto, após constatar que o CG estava fora do previsto, deveria solicitar aos passageiros do assento dianteiro que se mudassem para o assento traseiro e aos passageiros do assento traseiro que se mudassem para o dianteiro.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: