Questões de Engenharia Aeronáutica da CESPE / CEBRASPE

Engenharia Aeronáutica - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012 - ANAC - Técnico em Regulação de Aviação Civil (Área 1)

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Após a retirada dos motores de uma aeronave para manutenção, é obrigatória a instalação de lastros temporários, que são utilizados para se obter o balanceamento do centro de gravidade decorrente da falta de equipamentos, nesse caso, os motores, e são identificados pela pintura amarela.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

O equipamento eletrônico de pesagem de aeronaves de grande porte é constituído de uma balança eletrônica que registra a medida da variação de voltagem em escala calibrada para apresentar a leitura em quilogramas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Os princípios e procedimentos de peso e balanceamento das aeronaves de asa fixa aplicam-se, de modo geral, aos helicópteros, embora estes requeiram mais cuidados em virtude da aerodinâmica diferenciada.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Quando o centro de gravidade dos helicópteros for excedido em um dos limites, a fuselagem não ficará pendurada horizontalmente, ocorrendo o “efeito solo”.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves é obter maior eficiência durante o voo, pois um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com relação ao teto, à manobrabilidade, à razão de subida, à velocidade e ao consumo de combustível. Como finalidade secundária, é correto citar a segurança do voo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Se os limites de movimento do centro de gravidade (c.g.) de uma aeronave forem ultrapassados durante um voo, então os problemas observados poderão ser aumento do consumo específico, dificuldade de manobras e instabilidade de voo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Os procedimentos de investigação de acidentes são padronizados, a fim de que possam ser aplicados uniformemente, de acordo com a lei, em todo o território nacional, sendo aplicados, também, na porção extraterritorial do oceano atlântico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Caso um passageiro tropece durante o procedimento de embarque devido ao fato de a escada de acesso à porta de embarque da aeronave ter sido colocada de forma desnivelada em relação à porta, esse evento será classificado como incidente grave (para uma viagem de duração maior que uma hora), desde que o tropeço resulte em lesão grave que obrigue a remover o passageiro da aeronave para realizar primeiros socorros.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando os princípios e o Código de Ética do SIPAER, julgue os itens a seguir.

Profissional credenciado no SIPAER que se vincule a um processo investigatório deve prestar informações a quaisquer entidades ou pessoas solicitantes, tendo em vista que as atividades de prevenção de acidentes devem ser realizadas com transparência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando os princípios e o Código de Ética do SIPAER, julgue os itens a seguir.

Um profissional técnico em manutenção de aeronaves que possui credencial do SIPAER não deve prestar o assessoramento técnico necessário à prevenção de acidentes em sua empresa ou instituição, pois isso só pode ser feito por meio de uma comissão.

  • C. Certo
  • E. Errado
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