Listagem de Questões sobre Geral
Considere um avião a jato. Nas condições consistentes com a dedução das fórmulas de Breguet para autonomia e alcance, pode-se afirmar que:
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 1/2 / CD é máximo.
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com a mínima potência requerida.
o máximo alcance ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 1/2/ CD é máximo.
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 3/2/CD é máximo.
o máximo alcance ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL/CD é máximo.
Com relação à dinâmica do voo atmosférico, a seguinte afirmativa é verdadeira:
um avião em voo apresenta cinco graus de liberdade.
são cinco os tipos de forças que agem em um avião.
os aviões devem ser obrigatoriamente estáveis estática e dinamicamente.
o movimento de um avião, sua estabilidade e sua resposta aos comandos podem ser inteiramente estudados por meio das equações da dinâmica clássica.
para que um avião esteja em equilíbrio, basta que a soma dos momentos em relação ao seu centro de gravidade seja nula.
Quanto ao conceito de estabilidade conforme é estudada em dinâmica do voo atmosférico e em configurações convencionais, pode-se afirmar que:
um sistema pode ser estaticamente estável ou estaticamente instável segundo sua tendência inicial seja por retornar ou se afastar de sua condição inicial de equilíbrio.
a estabilidade estática se refere ao movimento resultante do sistema após a perturbação de seu estado de equilíbrio.
estabilidade estática de um sistema é definida pela tendência inicial que este apresenta quando retirado de sua condição de equilíbrio.
quando se estuda a estabilidade dinâmica de um sistema, a resposta deste a uma perturbação é sempre oscilatória.
um sistema estável estaticamente também é estável dinamicamente.
Considerando o estudo da estabilidade dinâmica longitudinal de um avião que apresenta configuração convencional, pode-se afirmar que:
geralmente o estudo convencional apresenta três modos básicos de oscilação.
a oscilação de curto período é chamada de fugoide.
a oscilação de período longo ocorre sem variações apreciáveis da altitude de voo.
a oscilação de curto período ocorre, praticamente, sem amortecimento.
quanto mais alto estiver o avião, maior é o amortecimento aerodinâmico.
a combinação de enflechamento positivo e ângulo diedro pode tornar um avião de asa baixa instável lateralmente.
o enflechamento positivo da asa diminui a estabilidade lateral.
o ângulo diedro é um meio utilizado para aumentar a estabilidade lateral em aviões de asa baixa.
a fuselagem e a empenagem vertical sempre aumentam a estabilidade lateral.
combinando enflechamento positivo e ângulo diedro negativo não há influência na estabilidade de aviões de asa baixa.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}