Questões de Engenharia Aeronáutica

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Analise:

I. Pode-se afirmar que toda aeronave deve possuir

propulsão própria.

II. A finalidade de um winglet é diminuir o arrasto denominado

“parasita” ou “de ponta de asa”.

III. A técnica de “pouso de três pontos” só pode ser

executada por aeronaves com trem de pouso convencional.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

No ambiente de uma Torre de Controle de Aeródromo existem várias posições de controle responsáveis pelo gerenciamento das operações relacionadas com os pousos e decolagens das aeronaves. A denominação técnica da posição operacional responsável pela expedição das autorizações de plano de voo para as aeronaves é

O ATM representa o dinâmico e integrado gerenciamento do tráfego aéreo e do espaço aéreo com o objetivo de garantir a segurança e eficiência nas operações, mediante provimento de serviços de forma colaborativa entre todos os participantes. Dentre os componentes do processo dessa gestão destaca-se a administração do sistema aeroportuário, cuja atuação está diretamente relacionada com

A utilização do sistema de iluminação de pistas é fundamental para as operações aéreas no período noturno, sendo que, a partir de um determinado percentual de inoperância das luzes de balizamento, o sistema deve ser considerado indisponível. Nesse sentido, os percentuais mínimos de disponibilidade das luzes de cabeceira e do eixo da pista, para operações sob regras de voo por instrumentos em aeródromos de não-precisão, devem ser, respectivamente:

Os pátios de estacionamentos de aeronaves são considerados como um dos componentes do sistema aeroportuário que influenciam diretamente para a definição da capacidade do aeroporto em atender a expectativa de demanda de tráfego aéreo. Nesse contexto, o principal fator a ser levado em consideração no dimensionamento dos referidos pátios refere-se

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